Queremos o direito de nos desenvolver respeitando a floresta’, enfatiza governador Clécio Luís sobre a COP30 durante evento em São Paulo

Chefe do Executivo foi um dos protagonistas do seminário Brasil Hoje, que reuniu lideranças para debater os desafios para o país.


Falando sobre os potenciais do Amapá para o mundo, durante evento em São Paulo, o governador, Clécio Luís defendeu a necessidade de considerar a proteção das florestas como oportunidades de negócios para as populações da Amazônia. O chefe do Executivo estadual foi um dos protagonistas do painel “COP da Floresta” no seminário “Brasil Hoje – diálogos para pensar o país de agora”, nesta segunda-feira, 22.
“A COP é uma grande oportunidade de transformar a Amazônia em um local ainda melhor de viver, com a preservação da floresta e, também, um lugar que gera negócios. A gente não pode romantizar a Amazônia, tampouco permitir que os de fora nos pautem. A Amazônia tem que ser vista além das copas das árvores. Nós queremos cumprir o nosso papel na preservação, mas queremos ter o direito de nos desenvolver com respeito ao meio ambiente e a floresta”, destacou o governador.

Desde que o Brasil foi anunciado como sede da COP30 de 2025, a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que será em Belém, o governador do Amapá tem integrado debates pelo país sobre os temas que serão tratados no encontro mundial.

Além disso, Clécio Luís tem tratado com o Governo Federal a preparação do estado para receber eventos antes e durante a COP30, traçando estratégias para garantir os investimentos necessários para abrigar os debates sustentáveis. Ao lado do Pará, o Amapá, estado mais preservado do país, também busca mostrar suas potências.

O seminário, promovido pela Esfera Brasil, reuniu lideranças políticas e empresariais em discussões sobre os desafios e as oportunidades para o país com base no contexto atual, como segurança pública para gerar estabilidade econômica, concessões, parcerias público-privado, além da integração e inovação nas cadeias produtivas do agronegócio.

“Nosso desafio é agregar a nossa origem à nova economia. Como diz o Clécio, nós tivemos que olhar para a floresta, mas também para as pessoas. É um desafio se preparar para o maior evento político do planeta, por isso a COP precisa deixar um legado, gerando investimentos públicos e privados para trazer soluções para a cidade. Eu não tenho dúvida de que nós faremos um belo momento, será uma oportunidade de fazer com que a COP seja um divisor para o país. O Brasil só pode ser líder global se for uma liderança ambiental”, falou o governador do Pará, Helder Barbalho.

Esfera Brasil

Fundada em 2021, a Esfera Brasil é uma organização que promove debates de alto nível e propostas para o futuro do país, reunindo em eventos as principais autoridades político-econômicas, dos setores público e privado.

Também participaram do seminário “Brasil Hoje” palestrantes como o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; ministrados dos tribunais de Justiça e Eleitoral; o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto; e os governadores de São Paulo, Tarcisio Freitas, e de Goiás, Ronaldo Caiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *