Startup20: Governo do Amapá lança edital com R$ 250 mil em fomentos para aliar ciência e empreendedorismo

Lançamento do edital aconteceu durante o segundo dia de Startup20, maior evento internacional de inovação e tecnologia

O Governo do Estado lançou neste sábado, 24, o edital “Doutor Empreendedor”, que destina R$ 250 mil para fortalecer o desenvolvimento de negócios inovadores através da ciência. O lançamento aconteceu durante o segundo dia de Startup20, maior evento internacional de inovação e tecnologia.

A programação reúne ao menos 85% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial no estado, que estão conhecendo as potencialidades do Amapá. O Startup20 é organizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae.

Desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeap), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), o ‘Doutor Empreendedor’ é voltado para pessoas com doutorado que atuam em instituições de ciência e tecnologia do Amapá. O objetivo é facilitar a transferência de conhecimentos para o setor produtivo.

“No segundo dia do Startup20, assinamos editais importantíssimos para o campo da inovação e da tecnologia no Amapá. Um deles é o Doutor Empreendedor, para pessoas que possuem doutorado, e quererm desenvolver pesquisas aplicadas ao desenvolvimento de negócios e produtos no estado. São recursos para estimular esse tipo de empreendedorismo”, destacou o governador Clécio Luís.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Edivan Andrade, explica que a proposta busca incentivar que os profissionais ajudem a desenvolver ou aprimorar produtos ou serviços que tragam soluções inovadoras para o empreendedorismo amapaense.

“A intenção é que esses pesquisadores possam empreender e gerar empregos em nosso estado, fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico”, pontuou Andrade. O edital vai estar disponível no site da Fapeap, a partir de segunda-feira, 26. Acesse aqui!

Tecnova e Hub de Inovação

Durante a abertura do Startup20, foi apresentada a prévia do edital do programa “Tecnova 3”, resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo do programa é auxiliar empresas amapaenses no desenvolvimento de produtos ou processos inovadores em setores importantes da economia.

A programação também incluiu a assinatura de uma Carta de Compromisso entre o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional com o Governo do Estado, para o investimento em recursos que possam viabilizar a criação do Hub de Inovação do Amapá. Os espaços consistem em ambientes físicos ou on-line para conexão e desenvolvimento de soluções inovadoras.

“Queremos incentivar rotas de integração nacional, que é a organização de toda a cadeia produtiva local. No Amapá, já está sendo estruturado o açaí, o pescado, estamos partindo para o mel e laticínio, por isso a importância do Hub de Inovação. Quero dizer que o ministério só está esperando o projeto, chegando a gente inicia os trabalhos”, declarou o ministro da Integração, Waldez Góes.

Edital Startup Indústria

Na programação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lançou o edital “Startup Indústria”, que vai selecionar empresas novas no setor industrial que apresentem projetos inovadores para o mercado. A iniciativa contemplará 10 startups do estado que receberão mentorias, além de concorrerem a prêmios em dinheiro para auxiliar no custeio do projeto.

Startup20 no Amapá

O Amapá é sede do maior evento de inovação e tecnologia do mundo, o Startup20, promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae. O evento internacional, inédito no Brasil, reúne autoridades e representantes de vários países para debater alternativas inovadoras para o planeta.

Em 2023, durante a 52ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado, que desenvolve políticas públicas de incentivo à inovação, empreendedorismo e a bioeconomia, assinou uma Carta de Intenção que formalizou a realização, em solo amapaense, do encontro que abre oficialmente uma série de eventos do Startup20, que ocorrerão no país, durante o ano.

A iniciativa global, que teve sua primeira edição na Índia, faz parte das ações do Grupo de Engajamento Startup 20, criado pelo G20, organização das maiores economias do mundo, que conta também com outras nações da União Europeia e Africana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *