Governador Clécio Luís transfere sede do Governo do Estado para Mazagão Velho

Palácio Rio Mutuacá terá expediente próprio, reuniões de secretários e visitas de lideranças, durante a Festa de São Tiago.


Em uma cerimônia cheia de simbolismo, de cultura e religiosidade, o governador, Clécio Luís, abriu as portas do Palácio Rio Mutuacá, em Mazagão Velho, neste sábado, 22. A sede administrativa do Governo do Amapá foi transferida da capital para a vila histórica e é uma homenagem à região que, neste mês, recebe a tradicional Festa de São Tiago.

A ação reforça o caráter municipalista da gestão, valorizando e potencializando os atrativos locais e regionais. Os atendimentos acontecem no Centro Cultural das Máscaras, na Rua Senador Flexa, s/n, até terça-feira, 25.

“Estamos abrindo as portas da sede provisória do Governo em Mazagão Velho. Durante esses dias, vamos receber aqui a população, reunir com secretários e tomar decisões. Tem um simbolismo muito importante para nós, pela nossa cultura, nossas tradições. Por isso, transferimos a sede do Governo do Estado de Macapá para Mazagão Velho, inclusive a residência oficial”, pontuou Clécio Luís.

A abertura do Palácio foi acompanhada por lideranças e demais moradores de Mazagão Velho, pelo vice-governador, Teles Júnior; ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; senador Davi Alcolumbre; prefeito de Mazagão, Dudão Costa; o vice-prefeito, José Hosana Silva; diretor do Conselho Deliberativo do Sebrae/AP, Josiel Alcolumbre; além de secretários de vários órgãos e servidores públicos.

“Mazagão Velho tem uma história brilhante, de ocupação e formação da Amazônia Brasileira. Vale a pena conhecer essa história e participar da tradicional Festa de São Tiago. Hoje, o Governo se instala no Palácio Rio Mutuacá, para se afirmar como gestão municipalista, conviver com quem mora aqui e acompanhar de perto as demandas da região”, descreveu Teles Júnior.

Simbolismo

Mutuacá é o nome do rio que é patrimônio cultural da Vila Histórica. Foi por onde chegaram no Brasil as 163 famílias transferidas da Mazagão Africana, uma colônia portuguesa no Marrocos que foi desativada. Nos meses de julho e agosto, o rio vira palco para as festas de Nossa Senhora da Piedade e do Divino Espírito Santo.

“É a primeira vez que um governo se instala aqui, como um respeito à história das famílias que vivem em Mazagão Velho há 253 anos. É um momento histórico, e não tinha melhor presente para nosso município”, falou o vice-prefeito de Mazagão, em nome da prefeitura.

Funcionamento do Palácio do Rio Mutuacá

Haverá expediente próprio no Palácio Rio Mutuacá, com uma série de agendas governamentais, incluindo tomadas de decisões e recebimento de visitas da comunidade.

“Os mazaganenses, hoje, vivem dias muito melhores do que anos atrás, fruto do trabalho da prefeitura e dos demais órgãos. Parabéns ao governador Clécio e ao vice Teles Júnior pelo gesto político importante de reconhecimento que o Governo do Estado faz hoje. Não é só um simbolismo, é a dedicação de um governante que tem olhar municipalista”, celebrou o senador Davi Alcolumbre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *