Startup do Amapá na Forbes: “Do Amapá, ele criou uma startup de gestão escolar que processa bilhões”

O amapaense Felipe Ferreira espera transformar a Proesc em um banco para as escolas privadas.

Em 2008, o ecossistema de startups do Amapá, localizado na região Norte do país, era bastante incipiente – para não dizer inexistente. Porém, para um jovem de 18 anos, que acabou de se formar no ensino médio, nenhum desafio é grande demais. A Proesc, empresa de gestão online de escolas desenvolvida por Felipe Ferreira, processou R$ 5 bilhões em pagamentos neste ano. Para 2024, no currículo está um curso intensivo para desenvolver um braço financeiro

Como muitos empreendedores, Ferreira partiu para criar sua empresa tentando resolver um problema. “Durante minha época de estudos, eu via a dificuldade que meus professores tinham para organizar as suas demandas e percebia quanto o processo era custoso e demorado”, diz. “Para mim, aquilo não fazia sentido, já que todo o tempo que o professor destina a processos manuais e à gestão, ele deixa de focar na qualidade de seu ensino.”

Ferreira estava concluindo o ciclo médio e se especializando em tecnologia da informação quando se juntou a seu tio Lindomar Goes, na época professor de matemática, para fundar a Proesc. O objetivo da startup era aumentar o tempo dos professores que poderia ser dedicado a atividades acadêmicas, e não gerenciais.

O primeiro cliente foi uma escola pública do estado, que buscava se digitalizar. Em menos de três anos, a Proesc já estava desenvolvendo o mesmo trabalho em toda a rede pública do Amapá. “Para que as escolas pudessem usar o nosso sistema, tivemos que fazer todo o processo de digitalização, que ia desde passar cabos, subir em telhado e instalar computadores”, diz Ferreira.

http://Do Amapá, ele criou uma startup de gestão escolar que processa bilhões Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-money/2023/12/do-amapa-ele-criou-uma-startup-de-gestao-escolar-que-processa-bilhoes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *