Com investimentos do Governo do Amapá, HE oferta mais de 5 mil exames de imagem por mês

Exames de raio-x, tomografia e ressonância ultrassonografia auxiliam no diagnóstico e tratamento dos pacientes.

O Governo do Amapá investiu em novos equipamentos de imagem para o Hospital de Emergências (HE) de Macapá, proporcionando resultados mais ágeis e auxiliando no diagnóstico e tratamento dos pacientes que dão entrada na unidade. São cerca de 5 mil procedimentos mensais.

Só nos três primeiros meses de 2024, já foram realizados 17 mil exames de imagem, entre raio-x, tomografia e ultrassonografia. A automação e o sistema hospitalar moderno usado pelo HE, permitem que os resultados sejam enviados diretamente aos médicos, diminuindo o tempo de espera para o diagnóstico.

O tecnólogo em radiologia e responsável técnico do serviço de imagem do HE, Antônio Júlio, destaca que após a instalação de equipamentos mais modernos e novos, está sendo possível dar celeridade ao fluxo de atendimento dos pacientes.

“São equipamentos que dão mais resolutividade ao caso dos pacientes, principalmente aqueles que são modernos e novos. Além dos aparelhos, nós usamos um sistema completo, que permite maior agilidade também na hora da avaliação dos especialistas, onde eles recebem os resultados diretamente no consultório”, relata o responsável técnico.

O exame de imagem permite que os profissionais avaliem o paciente internamente, sem a necessidade de cirurgias ou outros métodos invasivos. Com esses procedimentos, é possível analisar todo o organismo, desde órgãos e tecidos até ossos.

Ao dar entrada no HE, o paciente é atendido pelo médico, que em caso de solicitação, o usuário é encaminhado para realizar o exame e após 1 hora e 50 minutos de espera, ele retorna com o especialista para que o laudo seja avaliado.

“Como somos uma unidade de urgência e emergência, nosso fluxo funciona de forma rápida e alinhada. Não somente os equipamentos, mas os profissionais que atuam no HE são os responsáveis por conseguir atender a alta demanda que temos diariamente aqui”, afirma o diretor do HE, Emanoel Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *