Piquenique garante aventura pelos livros durante a 1ª Folia Literária Internacional do Amapá

Famílias aproveitaram o ‘Piquenique Literário’ para incentivar a leituras para as crianças


Quem visitou a 1ª Folia Literária Internacional do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, teve a oportunidade de degustar de uma saborosa aventura pelos livros, durante o “Piquenique Literário”, no Parque do Forte, na orla de Macapá.

A atriz Ana Carolina, de 28 anos, visitou a feira no sábado, 28, mas foi no espaço a céu aberto que ela decidiu parar e participar das intervenções artísticas e ler uma das diversas obras disponíveis ao público.

“A programação da Folia está linda, o espaço é ótimo, estou encantada com a diversidade de histórias e o incentivo à leitura. Esse foi o local e o momento perfeito para unir arte, poesia e literatura”, comentou Ana.

O professor Railton Souza, de 35 anos, é do estado do Ceará, e está há três meses com a esposa e duas filhas em Macapá. Ele contou que sempre incentiva o hábito da leitura com as meninas e a Folia reforçou isso, proporcionando momentos divertidos e lúdicos para toda a família.

“Eu vi a programação pela televisão, achei interessante e hoje estamos prestigiando a feira. Aqui tem contação de história, teatro, música, entre outras ações que despertaram ainda mais o interesse pela leitura”, comentou o professor.

O Piquenique Literário tem o objetivo de despertar o interesse pela leitura, apresentar as emoções, o exercício da fantasia e da imaginação, além de formar leitores autônomos, críticos e socialmente atuantes. O espaço pode ser visitado por pessoas de todas as idades.

A 1ª Folia Literária Internacional do Amapá

O evento foi realizado no Parque do Forte, às margens do Rio Amazonas, na orla de Macapá, durante três dias. A Folia, que reuniu renomados escritores do país e outras partes do mundo, contou com uma vasta programação com palestras, oficinas, apresentações culturais e shows musicais.

A estrutura da feira, que marca a retomada após 10 anos de festivais que contemplem a literatura amapaense, contou com mais de 20 boxes e 2 barracões, onde foram realizadas várias atividades de expressões artísticas. Além disso, o espaço levou o Corredor Literário, com estandes de livrarias e a Cápsula do Tempo Virtual, do “Amapá 80 Anos”.

Essa é a primeira programação voltada para a valorização da literatura, do livro e da leitura em 10 anos no Amapá. A feira integra o plano de gestão do Governo do Amapá e é realizada em parceria com as Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), com o apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *