Amapá 80 Anos: Museu Joaquim Caetano abre no feriado de 13 de setembro e traz viagem pela história do ex-Território

Museu terá o acervo histórico disponível para visitação do público de 9h às 18h desta quarta-feira, 13.

Para o feriado de 13 de setembro, o Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva estará de portas abertas de 9h às 18h para receber o público, que queira realizar uma viagem pela história do ex-Território do Amapá. O prédio fica na Avenida Mário Cruz, nº 0376, no Centro de Macapá. A entrada é gratuita.

O acervo do museu traz material bibliográfico, documental, fotos, peças, vestimentas, material arqueológico de diversos povos da região, além de acervo sobre o ex-Território, como artefatos no Núcleo Janary Gentil Nunes, com mesa de trabalho utilizado pelo ex-governador, documentos, fotos, livros pessoais e muito mais.

Até o próprio prédio onde o museu funciona integra a história de 80 anos do Amapá, sendo a edificação a primeira Residência do Governador, como explica a coordenadora de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado de Cultura do Amapá, Simone de Jesus.

“O visitante vai encontrar peças do primeiro governador, além de conhecer todo o processo de mineração, como foi a chegada da empresa Icomi, a construção da hidrelétrica, tudo que integra essa história do território e do Amapá, que está comemorando 80 anos, assim como o prédio onde o Museu está, que tem uma relevância histórica, ele é o terceiro prédio mais antigo do estado, datando de 1895, e quando foi criado o território federal, o governo que foi instalado aqui, também já foi a Intendência, prefeitura, delegacia e até jornal”, explica.

Com possibilidade de visita guiada, o local estará recebendo estudantes, turistas e a população em geral durante o feriado. O momento promete ser uma oportunidade de realizar uma imersão na história do Amapá.

“Será como se o visitante estivesse há 80 anos conhecendo o Amapá, nosso acervo garante essa viagem no tempo, com possibilidade de atribuir conhecimento e curiosidades”, explica.

Museu Histórico do Amapá Joaquim Caetano da Silva

A edificação é histórica e foi construída no século XIX, inaugurado em 1895, com características neoclássicas, fachada simétrica de composição e coroamento com fronte triangular, bem característico localizado no centro de Macapá.

O local foi a primeira residência oficial do governador, na época Janary Nunes, 1944, e virou o Museu Territorial em 1948. Em 1967, o lugar foi reestruturado ganhando o nome de Joaquim Caetano da Silva. O lugar abrigou outros órgãos públicos importantes.

Das reformas registradas, destacam-se a de 1932, quando o prédio passou por adaptações para abrigar a Prefeitura de Macapá; em 1960, outra reforma incluiu divisões internas na estrutura; já em 1980, foi realizada uma reforma para que o local abrigasse a Procuradoria-Geral e a Defensoria Pública do Amapá e em 1993, o local se tornou o Museu Histórico do Amapá Joaquim Caetano da Silva.

A última reforma, finalizada em 2021, garantiu a reestruturação com climatização e adequação de estruturas comprometidas pelo tempo. O Museu funciona de segunda à sexta-feira, de 9h às 18h e nos sábados de 9h às 13h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *