Campanha ‘Folião Cidadão’ busca incentivar doação de sangue para manter estoque do Hemoap no Carnaval

A meta do instituto é conseguir 60 doações diárias até dia 17 de fevereiro.


Conseguir mais doadores e manter o estoque de sangue para o carnaval. Essa é a meta do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) com a campanha Folião Cidadão – Celebrando a vida além da avenida, lançada nesta quinta-feira, 9. A ação tem como meta 60 doações diárias e abastecer o hemocentro para o período carnavalesco.

A campanha ocorre no período de 9 a 17 de fevereiro, das 8h até as 12h no Hemoap. Podem doar pessoas a partir de 16 anos, que tenham mais de 50kg, estejam saudáveis e sem diagnósticos de gripe ou covid-19 nos últimos 30 dias.

De acordo com a direção do hemocentro, as tipagens sanguíneas mais comuns são O+ e A+, por isso a importância de pessoas com os tipos mais raros como A- B- e AB- buscarem o Hemoap para realizar a doação.

“Estamos buscando doadores com todos os tipos sanguíneos. Nosso objetivo é manter o estoque para o período do carnaval aonde, devido acidentes e imprudência no trânsito, a demanda por bolsas de sangue é dobrada”, destacou o diretor-presidente do Hemoap, Eldren Lage.

O ato de doar sangue é tão importante que existe a Lei nº 1075/1950, que concede uma folga remunerada por ano a todo o trabalhador que doar sangue no mesmo dia. Além disso, uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas e trazer esperança a pacientes que aguardam cirurgias.

O professor de sociologia Paulo Sergio de Oliveira, de 59 anos, é doador de sangue há 42 anos. Ele conta que começou a doar sangue aos 17 anos quando ainda morava em outro estado, e no Amapá já doa há 29 anos. Para ele, esse é um momento especial.

“Eu acho lindo doar e nem saber para quem vai o sangue. É ter muita empatia e amor com o próximo. É um ato de amor que sai de você e salva outras pessoas”, explicou o doador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *