Amapá recebe delegação com embaixador e senadores da França em busca de parcerias estratégicas

Visita, que segue até este sábado, 15, representa retomada da boa relação diplomática entre o Brasil e a França.


O Amapá recebeu uma delegação de autoridades francesas que buscam formar parcerias estratégicas, retomando a boa relação diplomática entre os dois países. Integram o grupo o ministro conselheiro da França no Brasil, Olivier Fontan, 5 senadores franceses da Comissão de Defesa e Assuntos Estrangeiros e autoridades da Guiana Francesa.

Parte da delegação desembarcou em Macapá na quinta-feira, 13, e se encontrou com o titular da Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Lucas Abrahao. A visita segue até este sábado, 15.

O governador Clécio Luís, o vice Teles Júnior, a equipe técnica do Governo e o senador Randolfe Rodrigues recepcionaram o restante da comitiva nesta sexta, no Palácio do Setentrião.

“Essa visita se transformou num encontro necessário. A relação do Amapá com a Guiana Francesa é de séculos, de forma natural, mas durante boa parte se deu na informalidade. Nós queremos mudar essa realidade. Que a gente permute muita arte, linguagem, cultura, segurança, saúde, e muita troca comercial forte e com amparo legal”, citou Clécio Luís.

O secretário Lucas Abrahao ressalta que o Amapá discute, em conjunto com as autoridades francesas, a necessidade para os brasileiros de visto e de seguro para veículos no acesso à Ponte Binacional sobre o Rio Oiapoque.

“A retomada da emissão desses vistos em Macapá é algo que busca facilitar o acesso dos amapaenses à França. Também é uma demanda a criação de vistos excepcionais, como para agentes culturais, atletas em competição, e acadêmicos em pesquisa”, descreveu o secretário de Relações Internacionais.

Senadora francesa, Joëlle Garriaud-Maylam representa os cidadãos franceses fora da França. No discurso, ela pontuou que este é um novo tempo nas relações entre os dois países.

“Estamos aqui para escutar os brasileiros e entender a atual realidade deste território. Temos como desafios a imigração, a pesca e o garimpo clandestinos, que impactam em situações como na preservação da Amazônia. Vamos fazer de tudo para reforçar essa cooperação transfronteiriça que já existe entre o Amapá e a Guiana Francesa”, comentou.

Randolfe Rodrigues, líder do Governo Federal no Senado, pediu aos senadores que enviem ao presidente da França, Emmanuel Macron, a notícia de que as boas relações entre os países foram reestabelecidas.

“Este encontro em Macapá, na capital do Meio do Mundo, na esquina do rio mais belo com a linha do equador, é um encontro de celebração. Tivemos um intervalo, mas agora temos muito o que resolver, seja na cooperação econômica, na educação e na cultura”, completou.

Compromissos no Amapá
Os compromissos ocorrem até este sábado, 15, e incluem visitas ao Museu Sacaca e Casa do Artesão, e reunião junto às forças armadas brasileiras e francesas.

Os representantes da Guiana Francesa fizeram a atualização do Regimento do Conselho do Rio Oiapoque, importante órgão de debates sobre as necessidades dos moradores da fronteira. A reunião ordinária é instância consultiva da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça (CMT), que neste ano retorna o encontro presencial após a pandemia da Covid-19, sendo organizada pelo governo francês.

“É o momento de retomar essa boa relação bilateral, após um eclipse que viveram nossos países. Nossos presidentes já têm conversado e estamos muito felizes com a visita da delegação do Senado francês, que nos permite avançar mais na cooperação que já é rica e sei que podemos enriquecer ainda mais”, comentou Olivier Fontan, ministro conselheiro da Embaixada da França no Brasil e embaixador-substituto.

O diplomata Ricardo Nogueira, subchefe da Divisão de Europa Setentrional, que representa o Ministério de Relações Exteriores, também acompanhou a agenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *