*Randolfe recebe ministro das relações exteriores e trata sobre Oiapoque/Guiana Francesa*


Na manhã desta terça-feira (07), o senador do Amapá reuniu com o chanceler e ministro das relações exteriores, Mauro Vieira, para discutir sobre ações efetivas para estreitar as relações do Brasil, em específico Oiapoque, com a Guiana Francesa.

Fica no município de Oiapoque a ponte transfronteiriça binacional que interliga o município amapaense a Saint-Georges de l’Oyapock. A ligação terrestre foi inaugurada em 2017 e uma das pautas tratadas com o ministro tem relação direta com a entrada de brasileiros no espaço francês.

Os cidadãos brasileiros estão sujeitos a obrigatoriedade de visto de curta duração para ter acesso a Guiana francesa porque essa região ultramarina francesa. O visto custa cerca de R$390, além dos valores com o seguro obrigatório.

“Os franceses são muito bem vindos ao Brasil e tem total facilidade de entrada, incentivam o comércio local e fazem girar a economia, mas também é necessário estudar a viabilidade de facilitar a emissão de visto para os brasileiros, principalmente os que moram em Oiapoque”, disse o senador.

*Congresso*
O senador ainda tratou de diversas pautas que serão debatidas no Congresso Nacional pelos próximos meses, além de buscar ações para melhorar as relações do país com o restante do mundo, prejudicadas pelas decisões tomadas pelo governo passado.

  • Impressionante essa diferença, cristalina como agua da chuva, entre nossos políticos. Todos lutadores pelo Amapá, buscando recursos e alternativas para nosso desenvolvimento. Porém cada um com suas características.
    É o caso do senador Randolfe, que embora não sendo chefe de estado, é um estadista de fato, que pensa e age como tal. Que me perdoem meus amigos e inimigos, se os tiver. Sem demérito para ninguém. Mas o reconhecimento tem que ser feito.
    Existe um tipo antigo de se fazer política e de ser um homem de Estado, um estadista. Isso se perdeu. É outra realidade, que destrói autoridades políticas. E abre caminho para os medíocres.
    Felizmente podemos misturar Arquimedes e Diógenes e dizer: Eureka!! Temos alguém no Amapá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *