Força-tarefa de Segurança Pública do Amapá faz operação contra grupos criminosos em Macapá

Ação da Força-tarefa é um desdobramento das Operações Alfaiate e Godzilla


A Força-tarefa de Segurança Pública do Amapá deflagrou na manhã desta quinta-feira, 23, a Operação Telum contra grupos criminosos que atuam no estado.

Nos bairros Cidade Nova, Jardim Felicidade e no Conjunto Habitacional Açucena, em Macapá, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. A ação também cumpriu outros dois mandados de prisão preventiva contra detentos do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

A ação é um desdobramento das Operações Alfaiate e Godzilla, deflagradas em dezembro de 2022 e janeiro deste ano, que atuou no combate à comercialização de arma de fogo.

Durante as investigações da Força-tarefa foi identificado que membros de um grupo criminoso, já investigados por furtos de motores de popa, roubos, homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal e comercialização de armas de fogo, contavam com ajuda externa de amigos e parentes para a pratica de delitos.

A ajuda externa também fazia o armazenamento e guarda dos materiais ilícitos obtidos durante as ações criminosos, orientados por presos do Iapen, que atuavam no planejamento de furtos e roubos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de comércio ilegal de arma de fogo e por integrar organização criminosa. Em caso de condenação, a pena pode chegar até 20 anos de reclusão, mais pagamento de multa.

Fazem parte da Força-tarefa de Segurança Pública do Amapá (FTSP), a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Polícia Civil, Iapen e Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

A ação desta quinta-feira, contou com a participação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *