Startup20 no Amapá debate a diversidade de gênero no empreendedorismo e o desenvolvimento econômico na Amazônia

Especialistas das maiores potências mundiais compartilharam visões e experiências sobre o mercado de trabalho

Além de falar de ideias inovadoras e tecnologia, o Startup20, encontro que reúne as maiores potências mundiais, também debate a diversidade de gênero no empreendedorismo e o desenvolvimento econômico na Amazônia. A reunião oportuniza discussões com o objetivo de identificar soluções para promover a pluralidade.

Especialistas de vários de cinco continentes compartilharam visões e experiências, destacando a importância de promover um ambiente inclusivo e equitativo no mercado de trabalho. Uma das representantes do país árabe Omã, Ayaman Al Harasi, foi uma das anfitriãs da palestra. Para ela, ao incluir novas vozes, há o reconhecimento de cada qualidade profissional.

“A diversidade é sempre importante, porque se você bloquear um grupo, vai reduzir a capacidade que essa equipe teria, segregando ideias. Debates como esse trazem à tona o poder das sociedades marginalizadas. Isso nos lembra que cada indivíduo traz consigo uma perspectiva única, enriquecendo o diálogo e impulsionando a inovação”, afirmou a CEO da empresa de tecnologia DataBridge.

Desenvolvimento socioeconômico

Por outro lado, o mercado financeiro e o desenvolvimento econômico foram tema do encontro que reuniu pequenos e grandes empreendedores no sábado, 24. A discussão teve trocas de conhecimento e experiência, que podem acelerar a criação de novas tecnologias e soluções no setor.

Além disso, foram debatidas estratégias que visam impulsionar o investimento em empresas pequenas, o chamado de capital de risco. A professora de Engenharia Civil, Cristina Baddini, participou da plenária e afirmou que o debate proporciona uma nova visão sobre o assunto.

“É fundamental reconhecer o papel das startups e pequenas empresas no setor econômico. Isso impulsiona a inovação e a criação de empregos, além de contribuir com a sociedade. Quando um investidor olha para um empreendedor com essa visão, ele está contribuindo para o crescimento da economia”, afirmou a professora.

Inovação no Amapá

O Amapá é sede do maior evento de inovação e tecnologia do mundo, o Startup20, promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae. O evento internacional, inédito no Brasil, reúne autoridades e representantes de vários países para debater alternativas inovadoras para o planeta. A programação contará com painéis, palestras, debates e visitas técnicas até segunda-feira, 26.

Em 2023, durante a 52ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado, que desenvolve políticas públicas de incentivo à inovação, empreendedorismo e a bioeconomia, assinou uma Carta de Intenção que formalizou a realização, em solo amapaense, do encontro que abre oficialmente uma série de eventos do Startup20, que ocorrerão no país, durante o ano.

A iniciativa global, que teve sua primeira edição na Índia, faz parte das ações do Grupo de Engajamento Startup 20, criado pelo G20, organização das maiores economias do mundo, que conta também com outras nações da União Europeia e Africana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *