‘Sonho abrir uma confeitaria’, diz diarista ao conhecer linha de crédito ‘Bora, Mana!’, do Governo do Amapá

O Governo do Amapá realizou neste sábado, 6, o primeiro encontro do programa ‘Bora, Mana!’, que busca impulsionar a transformação social na vida das mulheres, que representam mais de 50% da população amapaense. A iniciativa incentiva o empreendedorismo com linha de crédito para quem já tem um pequeno negócio ou deseja iniciar uma nova fonte de renda, além de promover vários cursos.

Acolhida pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), a diarista Surama Rocha comemorou a iniciativa do Governo do Estado, e conta que sonha em abrir uma confeitaria e aperfeiçoar as técnicas de produção de bolos.

“Faço bolos há uns dois anos e apareceu essa oportunidade quando fui ao Cram, então, pra mim é importante porque sonho, não é de hoje, em abrir uma confeitaria, ter meu próprio negócio. Tenho duas filhas e quero trabalhar para mim mesma, não fazer mais faxina. Assim eu terei minha renda e cuidarei delas”, disse Surama, empolgada.

O “Bora, Mana!” integra e fortalece as políticas públicas do Plano de Governo da gestão, criadas para gerar mais oportunidades. Essa é uma estratégia para transformar o empreendedorismo em ferramenta de liberdade econômica e individual. 

O programa é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), que capacita e orienta as empreendedoras no desenvolvimento dos negócios, e com a articulação de emendas pelo senador Randolfe Rodrigues.

A secretária de Assistência Social do Amapá, Aline Gurgel, reforça que o programa, além de inovador, está de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), e procura alcançar aquelas mulheres que estão em vulnerabilidade social.

“O Governo do Amapá está apontando o caminho de empreender, porque além da qualificação com o Sebrae, também vai investir um aporte de recursos, através da emenda do senador Randolfe Rodrigues, para que essas mulheres montem o seu próprio negócio, trilhando seu próprio caminho, da independência financeira”, concluiu a gestora.

Bora, Mana!

Lançado no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, pelo governador Clécio Luís, o programa conta com uma linha de crédito pensada para impulsionar a transformação social na vida das amapaenses. O financiamento vai contemplar mulheres que já são empreendedoras e aquelas que ainda têm somente a ideia de montar o próprio negócio.

A linha de crédito do “Bora Mana” será liberada pela Agência de Fomento do Amapá (Afap). Os valores podem chegar até R$ 20 mil, com taxa de juros de 1,2% para pessoas sem restrições de crédito, e de 1,8% para mulheres que apresentam algum tipo de restrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *