Viaduto da Integração: tráfego na Duca Serra passa por mudanças para a construção das rampas de acesso

Para o andamento dos trabalhos, será necessário estreitar as pistas no perímetro em frente à Toca da Onça, a partir de quinta, 1º.

O Viaduto da Integração está na fase de acabamentos finais. Para prosseguir com a etapa de construção das rampas de acesso, a Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) fará o estreitamento das pistas da Rodovia Duca Serra, no perímetro em frente à área do Exército Brasileiro (Toca da Onça), a partir da madrugada de quinta-feira, 1º.

Com a medida, o fluxo de veículos ficará mais lento no trecho Macapá/Santana/Macapá, pois será reduzido cerca de meio metro de cada pista, para que seja construído o muro armado que sustentará as rampas de acesso ao viaduto.

O secretário da Setrap, Benedito Conceição, orienta que os condutores reduzam a velocidade quando trafegarem por esse trecho, e que respeitem a sinalização da via.

“As pistas possuem 10 metros de largura, cada uma com 5 metros. A intervenção será feita em meio metro de cada pista para que haja equilíbrio e traga maior fluidez no trânsito. No total, esse perímetro terá um metro de estreitamento. As intervenções são importantes para o avanço da obra, e pedimos a compreensão de todos os motoristas neste momento, para que haja fluidez e segurança no trânsito”, frisou o gestor.

A Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP) farão, respectivamente, os trabalhos de fiscalização e sinalização da obra.

A intervenção deste trecho terá duração de 60 dias, ainda nesse período, também está prevista a interdição da pista sentido Macapá/Santana da Lagoa dos índios.  Quando isto ocorrer, todo o fluxo de trânsito da ponte funcionará apenas em um lado da estrutura.

Viaduto

A fase de acabamentos da estrutura do Viaduto consiste em cinco etapas: a primeira foi a proteção das pistas com cabos de aço, procedimento necessário para dar maior resistência ao piso de concreto; a segunda foi executada com a instalação de guarda-corpos no centro e laterais do viaduto, essas estruturas são responsáveis por dividir as pistas e garantir mais segurança durante o tráfego de veículos. A terceira fase foi a retirada dos andaimes de metal.

Atualmente, está sendo feita a fundação das duas rampas de acesso do Viaduto da Integração, que possibilitará o acesso dos veículos às pistas no sentido Macapá/Santana/Macapá. Cada estrutura mede, aproximadamente, 170 metros de comprimento e, juntas, integram uma das principais etapas de acabamento do elevado.

Após todos esses processos, terá início a será a pavimentação asfáltica de toda a estrutura, o que consiste na quinta e última fase. A previsão é que o viaduto seja entregue até o fim do ano.

Quando concluído, o viaduto vai interligar as rodovias Norte Sul e Duca Serra, facilitando o deslocamento na Região Metropolitana de Macapá, e terá a capacidade de comportar, diariamente, mais de 100 mil veículos.

Obras na Norte-Sul

A interdição do fluxo de trânsito na Duca Serra e na Norte-Sul permite o avanço dos serviços nas rodovias, possibilitando a circulação de máquinas pesadas e trabalhadores.

Na Norte-Sul, as galerias de drenagem pluvial e passagem de animais silvestres já foram finalizadas. A previsão é que a rodovia seja pavimentada em outubro. O projeto prevê a urbanização de sete quilômetros de extensão, com iluminação, ciclovia, passeio público e pista de cooper.

A obra está orçada em R$93,3 milhões, dos quais R$22 milhões foram articulados pelo senador Davi Alcolumbre junto à bancada federal do Amapá.

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