TJAP e parceiros realizarão “Pedal Azul” para alertar homens no combate ao Câncer de Próstata

Incentivar a maior atenção para a saúde dos homens, principalmente, para a realização de exames que previnam o câncer de próstata. Esse é o objetivo do evento “Pedal Azul”, que acontecerá no dia 23 de novembro (terça-feira), às 16h30, com saída do Mercado Central e chegada na Praça da Samaúma.

Foto: Flávio Cavalcante

O pedal em alusão à campanha Novembro Azul, mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, é uma realização do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Ministério Público Estadual (MP-AP), Secretaria de Cultura do Estado, Prefeitura de Macapá, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/Amapá), Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), Grupo de Ciclistas Organizados de Macapá e Santana e Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães (IJOMA).

O juiz Marconi Pimenta, titular do Juizado Norte de Macapá, explica que “pensamos ciclismo porque o esporte é um aliado importantíssimo para a prevenção do câncer”, disse. “No evento, homens falarão sobre os cuidados que devemos ter com a nossa saúde, inclusive quanto ao medo e o preconceito para com o exame de toque retal”.

O magistrado diz ainda que o pedal é um momento que faz parte da construção da cultura da paz, recomendação do CNJ pela Resolução 125/2010. “Queremos evitar que esses homens fiquem doentes, e caso aconteça irão acionar o Poder Judiciário com ações para internações, quimioterapia, radioterapia, tratamento fora de domicílio, pedido de diárias”, disse o magistrado.

Ele acrescentou que “são ações que podem ser evitadas se trabalharmos na prevenção de demandas com conscientização e orientação, papel destinado aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos”, disse o juiz Marconi Pimenta.

O “Pedal Azul” contará com distribuição de camisas na cor azul para simbolizar a campanha de combate ao câncer de próstata. Na ocasião haverá também sorteio de duas bicicleta e confraternização ao final da pedalada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.