Mais de 70 idosos do Abrigo São José recebem acompanhamento de saúde bucal do Governo do Estado

Profissionais do CEO realizaram o acolhimento e o primeiro atendimento para a confecção de próteses dentárias.

Os 79 idosos que moram no Abrigo São José, em Macapá, tiveram uma quarta-feira especial com a oportunidade de ganhar um novo sorriso. O Governo do Estado levou uma ação de saúde bucal, que ofertou ainda a confecção de próteses dentárias para melhorar a mastigação, fala e autoestima deles.

A ação foi coordenada pelo Centro de Especialidades Odontológicas do Amapá (CEO), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A iniciativa levou uma equipe de profissionais especializados para realizar o primeiro atendimento e a confecção dos moldes.

De acordo com a coordenadora estadual de Saúde Bucal, Cassia Klein, a ação proporciona diversas melhorias aos idosos, na saúde física e mental, devolvendo dignidade a eles.

“Ao levarmos os atendimentos de saúde bucal até o abrigo, estamos assegurando que os idosos tenham acesso aos mesmos cuidados odontológicos que qualquer outra pessoa. Essa ação não apenas devolve a dignidade aos idosos, mas também contribui para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar. Além disso, ao promover a saúde bucal dos idosos, estamos prevenindo doenças e reduzindo a demanda por tratamentos mais complexos no futuro”, destacou Cassia.

 

Neste primeiro momento, todos os idosos que necessitavam fizeram os moldes para as próteses, que serão entregues dentro de uma semana, como explicou o diretor do CEO, George Araújo.

“Hoje demos início ao processo da confecção das próteses com a produção dos moldes, já na próxima semana vamos retornar com as peças e, não havendo necessidade de ajuste, realizaremos as entregas. Com o atendimento aqui, além de evitar o deslocamento dos idosos conseguimos restabelecer a saúde bucal deles como um todo”, pontuou.

Durante a atividade, a equipe multiprofissional repassou orientações de limpeza e higiene bucal para que os cuidadores dos idosos possam realizar de forma correta o acompanhamento diário dos moradores da casa.

 

Segundo a diretora do abrigo, Tatiane Barreto, essas orientações são muito importantes não só para melhorar a saúde bucal dos abrigados, mas para devolver a eles um pouco de autoestima.

“Nós já tínhamos detectado a necessidade que alguns deles apresentavam, com a parceria e o olhar carinhoso do CEO conseguiremos devolver aos nossos idosos o sorriso, que é o cartão-postal de qualquer pessoa”, disse.

Cícero Silva, de 69 anos, disse que esperava por essa oportunidade. “É bom ter essa atenção com a saúde, eu usava a prótese, mas perdi e não achei mais. Hoje tirei as medidas e agora vou esperar o meu novo sorriso”.

 

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