Governo do Amapá oferece atendimentos da Carreta do Hemoap no Centro de Macapá

Unidade móvel permanece na Avenida Cruz, ao lado do Teatro das Bacabeiras até 7 de dezembro. É possível realizar a coleta de sangue e passar pela triagem.

O Governo do Estado oferece os atendimentos da unidade móvel do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) na Avenida Mário Cruz, no Centro de Macapá, próximo ao Teatro das Bacabeiras, até o dia 7 de dezembro, das 7h30 até às 11h.

Carreta do Hemoap conta com equipamentos e profissionais preparados para atender tanto quem já é doador, como quem vai doar sangue pela primeira vez, neste caso, é necessário passar pela triagem, realizada na própria unidade móvel. As bolsas de sangue coletadas são destinadas às unidades de saúde de todo o estado.

A chefe de captação do instituto, Elmira Melo, destaca que a ação busca incentivar mais pessoas a colaborarem com as doações, uma vez que o Hemoap encontra-se com o estoque crítico em duas tipagens sanguíneas: O + e  O-.

“Nós reforçamos sempre que uma bolsa de sangue salva até quatro vidas. Dependemos dos doadores para manter o estoque do Hemoap adequado, e a ampliação do centro de coleta desenvolve um papel fundamental nisso. É um serviço itinerante, que está cada vez mais perto da população”, pontua Elmira Melo, chefe de captação do Hemoap.

O universitário Caio Ferreira, de 21 anos, é doador de primeira viagem. Ele conta do nervosismo e como o atendimento prestado pela equipe possibilitou uma doação tranquila.

“Fiquei sabendo da carreta pelas redes sociais e resolvi procurar onde ela estava. Fui muito bem atendido por toda a equipe e estou muito feliz em poder ajudar alguém”, afirma Caio.

Com investimento de mais de R$ 2,4 milhões articulados pelo senador Davi Alcolumbre e contrapartida do Governo do Estado, a unidade móvel de coleta é uma alternativa para atingir um maior volume de doadores. Após 7 dezembro, a Carreta do Hemoap seguirá para outra localidade.

A estrutura do espaço conta com uma área de recepção, duas salas de triagem clínica, uma sala de triagem hematológica, além de sala de recuperação, copa, banheiro, e plataforma para pessoas com deficiência. O local também possui equipamentos especializados, que garantem a segurança e qualidade de todos os procedimentos realizados no local.

Quem pode doar?

A pessoa só é classificada como apta ou não a doação após uma triagem clínica que consiste num questionário sobre a saúde e vida do possível doador.

– É necessário estar em boas condições de saúde; pesar acima de 50 kg; ter idade entre 16 e 69 anos; não ter apresentado sinais ou sintomas gripais nos últimos 14 dias e não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias;

– No dia da doação, é necessário levar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência ou cartão do SUS;

– Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis. O termo de autorização pode ser solicitado via WhatsApp do Hemoap: (96) 98811-0200. A presença dos responsáveis é facultativa no dia da doação de sangue;

– Os intervalos para doação de sangue são de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *