Governo do Amapá adquire mais de R$6,9 milhões em remédios e insumos para regularizar abastecimento dos hospitais

A aquisição faz parte das medidas emergenciais da nova gestão para melhorar as condições de atendimento da rede pública de saúde.

O Governo do Amapá adquiriu R$6,9 milhões em remédios e insumos, como agulhas e seringas, para regularizar o abastecimento nos hospitais estaduais. A aquisição faz parte das ações emergenciais executadas nesses 72 dias para melhorar as condições de atendimento da rede pública de saúde.

Entre os itens adquiridos e já entregues pela Coordenadoria de Assistência Farmacêutica do Amapá (CAF) aos hospitais, estão: medicamentos oncológicos, antibióticos, analgésicos, anti-hipertensivos, diuréticos, vasodilatadores, anestésicos, soro fisiológico e glicosado entre outros.

O Governo também adquiriu agulhas, seringas, equipo, algodão, sondas, eletrodos, fixadores, drenos, fios de sutura, compressa de gaze, campo operatório, coletores, torneirinhas, lancetas e demais insumos.

A secretária de estado da saúde, Silvana Vedovelli, reconhece que ainda é preciso regularizar outras medicações, mas afirma que o esforço conjunto tem possibilitado mudanças significativas todos os dias, seja no estoque de remédios, na estrutura do prédio e nas melhorias de atendimento ao público.

“Ainda temos muito para fazer, mas é importante reconhecer o trabalho incansável da equipe técnica para que todos os dias a CAF receba medicamentos e insumos a partir de processos licitatórios regulares. São pequenas vitórias, que juntas fazem a diferença nos serviços de saúde”, pontuou.

Unacon

Para a Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), a Sesa adquiriu os medicamentos quimioterápicos que estavam em falta, como a gosserrelina para os pacientes com câncer de próstata e de mama, que foram adquiridos no início do ano e no momento estão com estoque regular.

Em janeiro a unidade recebeu mais de 11 mil unidades de remédios oncológicos comprimidos e injetáveis. Outros medicamentos indicados para os casos de câncer de pulmão, ovário e outros tipos de tumores, também foram comprados e entregues na CAF.

O diretor da CAF, Carlos Sena, detalha que houve um aumento na demanda da Unacon, o que reflete no estoque regular de remédios: a demanda de alguns medicamentos de alto custo aumentou de 8 para 12 frascos por mês.

“É um aumento que não estava na programação, contudo, já temos um processo licitatório regular em andamento para uma nova aquisição. Para que não haja ruptura no tratamento dos atuais pacientes, iniciamos um processo emergencial para realizar a compra dos itens no intuito de recebermos o mais breve possível”, explicou.

Outras aquisições

Ainda em janeiro, o Governo do Amapá recebeu 20 mil itens de correlatos e 10 mil de medicamentos para a rede hospitalar, que foram distribuídos para hospitais de Emergências (HE), Alberto Lima (Hcal) e da Criança e do Adolescente (HCA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *