Governo do Amapá terá exposição que contará história dos municípios na 52ª Expofeira

Cultura, turismo serão destaque no espaço Amapá 80 Anos durante os dez dias de programação.
Um pavilhão especial vai celebrar os 80 anos de criação do ex-Território Federal do Amapá durante a 52ª Expofeira, de 29 de setembro a 8 de outubro, em Macapá. O local contará com exposições dos 16 municípios em viagem histórica, com elementos que remetem à cultura amapaense, como fotos, objetos e artesanato. 

O espaço será coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Fundação Marabaixo, Secretaria Colegiada de Povos Indígenas (Sepi), Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

“Aqui os municípios terão a possibilidade de expor objetos, artesanato, fotos, produções locais, tudo aquilo que integra e forma cada uma das cidades do nosso Amapá, tornando-o esse estado único e de beleza incomparável, além disso, teremos uma exposição fotográfica com uma curadoria das secretarias envolvidas, que irão compor esse espaço conosco, celebrando esses 80 anos”, reforça a secretária de Cultura do Amapá, Clicia Vieira Di Miceli.

Além disso, o local contará com a Cápsula do Tempo, onde visitantes poderão gravar mensagens em vídeo sobre suas projeções para daqui a 20 anos, no centenário de criação do ex-território.

Um palco integra a programação cultural para todos que prestigiarem a 52ª Expofeira do Amapá a partir de sexta-feira, 29.

Artesanato

A Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) celebrará os 80 anos do artesanato amapaense em sua concepção histórica com a exposição “Artesanato: nossa origem, nossa história”.

Serão apresentados grandes nomes do artesanato local com a Galeria Mestres Artesãos e o Memorial Artesanato. O espaço também terá exposição de peças de artistas locais do segmento.

Correios

O pavilhão também terá um espaço dedicado aos Correios, que irá expor o selo comemorativo criado para a celebração dos 80 anos de Amapá. O local fará a exibição do selo criado pelo artista plástico amapaense, Ralfe Braga.

52ª Expofeira do Amapá

Para uma programação cultural completa, a Secult traz para o público a diversidade das produções artísticas amapaenses, com shows locais de artistas de todos os municípios, dando oportunidade e estrutura para todos aqueles que foram selecionados por meio de chamada pública.

“O Governo do Amapá garante valorização do artista local, com cachê pago ao término da apresentação, com uma estrutura de alta qualidade e integração entre as diversas linguagens artísticas”, reforça a secretária.

Quase 600 atrações artísticas e culturais foram selecionadas e se apresentarão durante os 10 dias de programação no Parque de Exposições da Fazendinha.

As apresentações ocorrem em 10 espaços culturais que foram preparados para dar conforto e qualidade para o público e o trabalhador da cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *