Novembro terá tempo seco e poucas chuvas no Amapá, aponta Iepa

Os indícios do período chuvoso são esperados apenas para o fim do mês

No Amapá, as projeções para o tempo no mês de novembro apontam a continuidade da estiagem e clima seco no estado, com previsão de chuvas apenas para o final do mês. Contudo, as temperaturas devem ser mais amenas do que o observado em outubro. As informações são do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).

Ao longo do mês, as precipitações devem ocorrer sobre a área norte do estado, nos municípios de Oiapoque e Calçoene, com acumulados variando entre 0 e 15 milímetros. Nos demais municípios, a probabilidade de chuvas é praticamente zero, o que indica que a estiagem deve ficar ainda mais intensa neste mês de novembro.

Nos últimos dias de novembro, começam os indícios do período chuvoso que só inicia, de fato, em dezembro. O meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena, doutor em Biodiversidade, explicou que, de acordo com os modelos climáticos, é preciso aumentar a cautela com os focos de incêndio.

“A nossa preocupação é com os focos de incêndio e de calor, já que em outubro o Amapá bateu recorde ultrapassando mil registros de incêndio”, finalizou Vilhena.

Focos de calor

De acordo com o Iepa, de domingo, 29, a terça-feira, 31, o Amapá registrou mais de 2 mil focos de calor em todo o estado. Neste período, os municípios de Calçoene, Mazagão, Amapá, Macapá e Tartarugalzinho concentraram a maior parte dos registros. Em todo mês de outubro, foram 17,3 mil focos de calor no estado.

O foco de calor é um ponto com temperatura acima de 47ºC, que pode representar incêndios ou queimadas. A estiagem, época em que as chuvas diminuem, é apontada como o principal fator para esse aumento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *