‘Operação Dr. Teles’ completa um ano com mais de 390 pacientes atendidos e recuperados em casa

A “Operação Dr. Teles”, completou um ano de criação celebrando o atendimento de 396 pacientes durante esse período de atuação. Criado pelo Governo do Amapá, no dia 11 de fevereiro de 2023, o programa oferece tratamento domiciliar a pacientes do Hospital de Emergências (HE) de Macapá. A maioria dos atendidos são adultos com casos de média e baixa complexidade que são acompanhados até a recuperação definitiva.

O programa seleciona pessoas que deram entrada no HE apresentando casos com maior probabilidade de alta hospitalar. A partir da triagem feita pela equipe médica, o paciente recebe um plano terapêutico, que será executado ao longo do tratamento.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também disponibiliza aos pacientes toda a medicação e insumos para os procedimentos, além da assistência diária através de uma equipe multiprofissional formada por médicos, técnicos em enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e psicólogos.

 

O autônomo Josiel da Silva, de 54 anos, recebeu os cuidados do programa e externou toda a sua gratidão através de cartas que dedicou aos profissionais. Segundo o ex-paciente, o carinho de toda equipe foi fundamental para vencer a pneumonia.

“Eu sou muito grato a esse projeto e essa equipe maravilhosa que me deu tanto carinho e cuidado, por isso escrevi essas cartas agradecendo por tudo, desde a medicação até a conversa que tínhamos. Todo esse conjunto foi determinante para a minha melhora”, disse o paciente.

 

Em janeiro de 2024 o projeto atendeu 43 pacientes, destes, 31 já receberam alta médica e 12 seguem em acompanhamento domiciliar. “Todos esses números são reflexo do compromisso de toda a equipe em proporcionar cuidados de qualidade e promover uma transição suave para o ambiente domiciliar, garantindo o bem-estar e a recuperação completa dos pacientes”, ressaltou a médica da equipe, Ingrid Rebouças.

Entre os serviços, estão a administração de medicamentos injetáveis e de via oral; orientação sobre o horário e posologia de remédios; realização de exames laboratoriais; aferição de sinais vitais; curativos; orientações sobre hidratação oral e dieta; além de oferta de suporte nutricional, quando necessário.

“Como profissional me sinto muito grata ao ver a evolução do tratamento de cada paciente, o carinho, o agradecimento que ele tem de receber o atendimento em casa. É muito gratificante poder ajudar na cura e receber o carinho das pessoas de volta”, relatou a enfermeira Camila Dias, que faz parte da equipe que vai até a casa das pessoas.

 

Dr. Teles

O nome do programa homenageia Antônio Pinheiro Teles, médico que fundou o Serviço de Nefrologia e a Residência Médica no Amapá. O profissional era conhecido pela proximidade com os pacientes e pelo cuidado humanizado que dispensava a cada um. Dr. Teles dedicou boa parte de sua vida a cuidar da saúde da população amapaense.

Ele faleceu em 4 de janeiro de 2017, vítima de um infarto. Após seu falecimento, foi homenageado com o nome da Clínica de Nefrologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *