Bicentenário da Independência: desfiles de 7 de setembro ocorrerão na Avenida FAB

Programação é preparada pelo Governo do Estado, Exército, prefeitura e entidades civis. Retorno ocorre após dois anos de interrupção pela pandemia de covid-19.

Governo do Amapá, Exército Brasileiro (EB), prefeitura de Macapá e instituições civis preparam as celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, com parada militar e desfile cívico, no dia 7 de setembro, após dois anos sem que ocorressem por conta da pandemia de covid-19.

Assim como na última edição, em 2019, a avenida FAB receberá as tropas e viaturas das forças de segurança para o evento nacional. O desfile ocorrerá entre as ruas Odilardo Silva e São José; a revista da parada militar será entre as ruas Hildemar Maia e Odilardo Silva, e a área de concentração ficará na avenida Procópio Rola, paralela à FAB. A Praça do Barão será a área destinada ao escoamento e dispersão das tropas e viaturas.

Uma das novidades deste ano é o desfile dos alunos de escolas de Gestão Compartilhada Militar com a Polícia Militar (PM/AP) e Corpo de Bombeiros (CBM/AP), que ocorrerá junto com estas instituições.

A data comemorada oficialmente para a emancipação do Brasil é 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o evento histórico conhecido como “Grito do Ipiranga”, proferido por D. Pedro às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo.

Confira o cronograma

8h – Deslocamento das tropas para o local do desfile;

8h30 – Revista das tropas pelo comandante da 22ª Brigada de Infantaria e Selva (Bda Inf Sl), Gen. João Roberto Damasceno;

8h45 – Revista das tropas pelo governador, Waldez Góes, e o comandante da 22ª Bda Inf Sl;

9h – Início da parada militar do Exército, PM/AP e CBM/AP, seguida pelo desfile cívico com Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) e instituições civis como a Maçonaria e associações de veteranos das Forças Armadas.

Controle de Trânsito

Na próxima segunda-feira, 5, a área entre as ruas Odilardo Silva e Eliezer Levy, onde ocorrerá a montagem das arquibancadas para o público e; entre as ruas Eliezer Levy e General Rondon, onde será montado o palco para instalar o dispositivo e cerimonial, será isolada.

Já a partir da meia-noite da quarta-feira, 7, todo o percurso do desfile, a partir do cruzamento com a rua Hildemar Maia até a rua São José ficará interditado.

O esquema de controle e gerenciamento do tráfego será realizado pela Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) com apoio da PM/AP. Uma coletiva de imprensa, prevista para a sexta-feira, 2, irá detalhar o planejamento para os dias que antecedem o desfile.

Apoio de Saúde

Os atendimentos médicos de urgência e primeiros socorros serão disponibilizados em conjunto, com equipes do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil; Corpo de Bombeiros (CBM/AP);  Polícia Militar (PM/AP) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria de Saúde.

https://docs.google.com/document/u/0/d/1ns0iP6mSv1ks4ErfyG9UcCANnZrT5MVul9Ahhup2Kyo/mobilebasic

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *