Governo realiza Semana do Artesão com programação diversificada para categoria

Programação inicia neste sábado, 19, no Museu Sacaca, com reinauguração da loja da Casa do Artesão do museu, homenagens e outras atrações.

Para celebrar o Dia Estadual do Artesão, comemorado neste sábado, 19, o Governo do Estado montou uma programação especial para a categoria, a Semana do Artesão. São 9 dias de atividades de cidadania, oficinas, palestras, fomento, shows musicais, apresentações culturais, desfile, inauguração de obras e feira de artesanato. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

No Dia Estadual do Artesão e feriado de São José, padroeiro da categoria, a programação começa às 9h, no auditório do Museu Sacaca, com culto ecumênico, abertura oficial, sorteio de prêmios, apresentação cultural, entrega de carteiras de artesão e trabalhador manual, além do corte do bolo e reinauguração da loja da Casa do Artesão, que funciona dentro do museu.

A Semana do Artesão prossegue na segunda-feira, 21, às 15h, no Museu Sacaca, com oficina de Fotografias de Artesanato para redes sociais, cadastramento de artesãos e palestra com o tema: “Artesanato: uma ideia sustentável”, ministrada pela Sete.

A programação do dia 22, segue às 15h, no Museu Sacaca, com palestra “Iniciativa do Empreendedor e Artesão Indígena” e cadastramento dos artesãos indígenas para acesso à carteira nacional do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

Já dia 23, a equipe do Sistema Nacional de Emprego (Sine) fará cadastramento de trabalhadores. O Sebrae Amapá vai ministrar palestra com a temática “Whatsapp, Instagram e Facebook para negócios” e oficinas.

Na quinta-feira, 24, às 10h, terá a reinauguração da loja da Casa do Artesão, no Monumento Marco Zero do Equador. À tarde, às 15h, os artesãos vão receber ação social e saúde, com massagem, limpeza de pele, verificação de pressão arterial e teste de glicemia. Às 15h, também, no Espaço Sebrae, haverá palestra com o tema “Preço como Diferencial de Venda”, além da assinatura de contrato de uso dos boxes da praça Sabores do Amapá, às 16h.

Na sexta-feira, 25, a partir das 14h30, tem atração cultural, reinauguração do espaço de exposição de artesanato, no Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre.

No sábado, 26, a partir das 16h, ocorrerá abertura da Feira de Artesanato, na área em frente a Casa do Artesão. A programação contará com apresentação cultural e do Selo Amapá.

No domingo, 27, das 14h às 20h, haverá ponto de vacinação da covid-19. Às 16h, tem continuidade da Feira de Artesanato, às 19h, apresentação musical, às 20h30, desfile de moda de empreendedores e artesãos e, às 22h, encerra a programação da Semana do Artesão.

“É uma programação diversificada e tem como objetivo permitir aos artesãos acesso a uma série de serviços oferecidos pelo Governo do Estado. É uma categoria que contribui todos os dias com o desenvolvimento do Amapá com sua arte”, comentou o secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Luiz Carlos Araújo.

O governo também prepara a inauguração da Praça de Alimentação Sabores do Amapá, com a entrega das chaves dos boxes para os 30 empreendedores, assim como a entrega da obra de reforma da Casa do Artesão.

https://www.portal.ap.gov.br/noticia/1803/governo-realiza-semana-do-artesao-com-programacao-diversificada-para-categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.