Startups e empresas de bioeconomia movimentam o espaço Aquário da Inovação na Expofeira

O objetivo é contribuir para fortalecer o ecossistema de inovação do Amapá, fomentar a geração de negócios para empresas inovadoras e de bioeconomia e promover a inovação.

Trinta negócios altamente inovadores estão expondo no Aquário da Inovação na 52ª Expofeira do Amapá. O objetivo do espaço é promover um conjunto de ações com vistas ao futuro dos negócios digitais e de bioeconomia, servindo de inspiração e estímulo aos expositores e visitantes. O espaço é uma grande vitrine com exposição de produtos e serviços focados em inovação e bioeconomia.

“A transformação digital não apenas modernizou muito o que as empresas já faziam, mas trouxe uma série de recentes modelos de atividades e empreendimentos, sendo que um desses modelos de negócios altamente inovadores, são as startups. Elas atendem aos requisitos de ser escaláveis e repetíveis em um ambiente de extrema incerteza”, explica o gerente da Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas do Sebrae no Amapá, Bruno Castro.

A bioeconomia surge como uma nova revolução aplicada ao desenvolvimento e ao uso de produtos a partir dos recursos do bioma. Engloba as indústrias de processamento e serviços, está relacionada ao desenvolvimento e à produção de fármacos, vacinas, novas variedades de vegetais e animais, bioplásticos, biocombustíveis, cosméticos, alimentos e fibra.

“Isso se deve justamente ao aumento da presença da tecnologia na vida das pessoas, que mais acostumadas com aquilo que é digital, passaram a ter a tecnologia como parte de suas vidas e isso vale para todas as classes sociais, idades e objetivos, bem como a utilização dos recursos naturais, de modo sustentável e racional, gerando novos empreendimentos e modelos de atividades econômicas prezando pela manutenção da floresta em pé”, explica Bruno.

Na exposição estão 20 Startups de Bioeconomia e 11 Startups de tecnologia e negócios digitais.

O Aquário da Inovação é coordenado Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia –Setec, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá – Sebrae Amapá, Associação Amapaense de Tecnologia – Amapatec e Comunidade de Inovação Tucujú Valley.

Empresas participantes

Bactolac – BacFish – Probiótico Concentrado Líquido para a Piscicultura; TRIBUTEI – Software de automação fiscal do ICMS; Engenho Café de açaí – Bebida aromática de açaí em embalagens de 250g, e capsulas de café de açaí de 5g; Mazodan – Argamassa polimérica não cimentícia e massa texturizada de decoração; Arrazo Couro – Sapatos e bolsas em couro, produzido no Amapá; 7g7 Market – Serviços de marketing, design, programação, produção de conteúdo, música e áudio, vídeo e animação; AmapáTec – plataforma online; Fogo & Brasa – Carvão ecológico, produzido através de resíduos, como o caroço de açaí e finos de carvão; Flor de Açaizeiro – biocosméticos da Amazônia; Assinadoc – Software de gestão de documentos com inteligência artificial e assinatura por WhatsApp; Amaztrace – Rastreabilidade de Produtos Amazônicos; Vitrum – Areia de vidro, mistura pronta, peças cimentícias feitas com areia de vidro e serviço de coleta de vidro; AmazWood – Mini casa (18m2) e mini escritório; Proesc – Soluções para gestão escolar; SouRev – Serviço de tecnologia de credito; AçaíMaps – Software de gestão agrícola para cadeia do açaí; DruGet – Plataforma que reduz custo e tempo na descoberta de novos compostos; Amazoom Coworking – Espaço compartilhado; Amazon Reuse – Serviços de gestão de resíduos e ações formativas, tendo como principal missão preparar espaços e pessoas para o exercício da cidadania ambiental, a preservação de recursos naturais e financeiros e a instauração de uma nova cultura organizacional, pautada na Sustentabilidade ESG e nos objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Oikos DNA – Potencial de serviços através da biologia molecular, especialmente para o setor agropecuário; Agromais Cloud – Tecnologia para a automação e sensoriamento de cultivos líquidos(Hidropônico). Plataforma (Meu Cultivo) de gerenciamento dos sinais captados via IoT, para a tomada de decisões da produção; Sumano Ingredientes – Exposição de farinhas funcionais; AMAZON BIOFERT – Biofertilizante; Água Colaborativa – Startup focada na Geração de Renda diária imediata para as Classes C e D, com base no Empreendedorismo sustentável, no segmento de Revendedores de Agua mineral nas ruas; Yara Couro da Amazônia – Couro de peixe e produtos confeccionados com couro de peixe; Compliance.ME – consultoria em compliance de governança empresarial, ESG, sustentabilidade e LGPD. Rem Tijoloeco – Fábrica de tijolo ecológico; Péd’Açai Marketplace – Marketplace de Açaí, conectando vendedores e compradores na cadeia de valor do açaí; Ecológica Soluções Sustentáveis – gestão inteligente de resíduos; Gift Loves – plataforma de conexão.

 

Sebrae no Amapá/Unidade de Marketing e Comunicação

  • A edição de 2023 da Expofeira do Amapá poderia ter sido a 60ª edição, se a Expofeira não tivesse sido cancelada nos anos de 2002, 2010, 2014, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *