Apresentação do “Festival Brasil Sabor” reúne o setor de gastronomia

Lançamento do Festival destacou 25 empresas que apresentarão inovação e criação gastronômica no segmento dos negócios de alimentação fora do lar. As degustações serão servidas ao preço único de R$ 25 reais


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá (Abrasel/AP), com o apoio do Governo do Estado do Amapá (GEA), Crítica Gastronômica Tucuju e Associação Brasileira de Chefs de Cozinha (Abrachefs), lançaram a 17ª Edição do Festival Brasil Sabor com o tema ‘Cores Brasileiras, Sabores do Meio do Mundo’, na tarde desta terça (16). O evento será aberto ao público e acontece no estacionamento da Sede do Sebrae em Macapá, no período de 18 a 21 de maio, das 17 às 23h.

Segundo a diretora-superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, O Festival Brasil Sabor é o maior festival de gastronomia do Brasil. “No Amapá especialmente é um evento para toda a sociedade. É um momento em que os chefs, cozinheiros e os donos de restaurantes inovam, criam pratos com a nossa identidade cultural, gastronômica, geográfica e apresentam novidades à sociedade. A gente convida a população, as pessoas que apreciam a gastronomia a vir prestigiar o Festival Brasil Sabor,  a comida,  sobremesa, Feira de Artesanato Gastronômico, Concurso de Chefs, Oficinas de Mini chef”, pontua a diretora-superintendente, Alcilene Cavalcante.

Abrasel

De acordo com a o presidente da Abrasel/AP, Yukio Nagano, nos próximos três dias estreia o maior festival gastronômico do planeta, o Brasil Sabor em mais uma edição no estado do Amapá.

“É um festival que eu acho muito legal para toda a sociedade amapaense. Queria agradecer a todos os parceiros, realizadores, as empresas que estão conosco por acreditarem nesse evento especial. Agradecer a diretora-superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, por todo apoio, uma das pioneiras em elevar nossa gastronomia amapaense ao patamar em que hoje se encontra e tem o prêmio com o nome Alcilene Cavalcante”, declarou o presidente Yukio Nagano.

Festival

O diretor-executivo da Abrasel/AP e um dos coordenadores do Brasil Sabor, Sandro Bello, apresentou o festival gastronômico e as atrações. O Concurso Abrachefs terá a assinatura do Prêmio Dólmã oficial e medalha, está com 117 inscritos, 12 finalistas, e 5 categorias, entre elas, Chef Pizzaiolo(a); Chef Pâtisserie; Chef Burger; Chef Coqueteleiro(a); e Chef de Cozinha/Cozinheiro(a) Profissional. Outro sucesso consolidado são as oficinas de culinárias com didáticas para crianças com os ‘Mini Chefs’.

O Palco Tucupi terá uma programação cultural com os cantores amapaenses Deize Pinheiro; Tani Leal; João Amorim; e Anthony Barbosa, que apresentam o melhor da música MPB e MPA.

A Feirinha de Artesanato Gastronômico apresenta as Louças do Maruanum; Artesanato em madeira; Gastronomia artesanal; e de Cerâmica.

Prêmio

A Oitava Edição do Prêmio Melhores da Gastronomia Alcilene Cavalcante, elege a Melhor Categoria – Melhor restaurante; Melhor cafeteria; Melhor doceria/confeitaria; Melhor lanchonete; Melhor hamburgueria; Melhor sorveteira; Melhor culinária amapaense; Melhor Franquia; Melhor comida a quilo; Melhor gastronomia internacional; Melhor pizzaria; Melhor gastronomia saudável; Melhor gastronomia oriental; Melhor delivery; Melhor bar; Melhor panificadora/padaria; Melhor buffet de eventos; Melhor Carta de Vinhos; Melhor Carta de Drinks e Coquetéis e Melhor atendimento.

Segundo a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Suelem Amoras, em nome dos dirigentes da instituição destacou a satisfação de realizar o Festival Brasil Sabor em parceria com a Abrasel e declarou ser um evento grandioso e o melhor, por se tratar da culinária do Amapá.

“A nossa culinária é a melhor. Eu queria que vocês pensassem na retrospectiva, no início desse negócio, que hoje é um negócio de sucesso, quanta evolução a gente tem. A Abrasel e o Sebrae e o grupo de pessoas têm uma contribuição significativa no desenvolvimento da gastronomia no Amapá. Queremos promover ainda mais a gastronomia do estado do Amapá. Essa parceria de gastronomia, no artesanato, tem o poder de alavancar negócios dos setores, queremos potencializar ainda mais essa parceria entre o artesanato, o turismo e a gastronomia”, finaliza a diretora Suelem Amoras.

Parceiros

O Festival Brasil Sabor – Cores Brasileiras, Sabores do Meio do Mundo, é uma realização do Sebrae e da Abrasel/AP e conta com o apoio da Abrachefs, Crítica Gastronômica Tucuju e Governo do Estado do Amapá; são parceiros e patrocinadores as empresas Primix, Agência 3 Ângulos, Concessionária THAI Toyota, Ética Turismo e Receptivo, Setor Norte Seguros, Supermercados Santa Lúcia, e Space-X Telecom.

Participantes

Culinária Regional

  1. Flora Restaurante

Chef Flora Dias

Flor de Matapi: costela de tambaqui e uma mistura de cores, que remetem o amarelo do sol, o verde das florestas e o colorido das flores num risoto de camarão, manga e pesto de chicória e queijo do Amapá.

  1. Delícias da Capytu

Chef Manoel

Litoral Amapaense: filé de Gurijuba mergulhado ao molho de tucupi reduzido, servido com musseline de macaxeira e castanha do Brasil.

  1. Divina Arte

Chefs Socorro Azevedo e Lidiane Azevedo

Mergulho: peixe crocante (filé de rosado); arroz caldoso de camarão rosa e tucupi; ervas amazônicas como jambu e pimenta de cheiro, dando um aroma especial e um toque picante .

  1. Cantinho Baiano

Chef Márcio Gleice

Peixe Lagoa dos Índios: bolas de peixe recheadas com massa de caranguejo refogada no jambu com tucupi, acompanhada de arroz com jambu e batata noissete.

  1. Delícias da Oci

Chef Ocinea Bastos

Delícia de Peixe: filé de rosado frito empanado com batata palha, servido com um delicioso arroz cremoso envolvido com molho branco, queijo mussarela, queijo parmesão, presunto, chicória, envilhas e pimentão vermelho; decorado com pimenta biquinho e alface. Acompanhado farofa especial de banana da terra.

  1. Encanto Amapaense

Chef José Souza

Encanto Marabaixo: peixe filhote grelhado ao azeite; camarão salteado no azeite, cachaça e gengibre. Acompanhado com arroz ao tucupi, jambue e banana da terra cozida; e farofa de banana da terra com chicória e chips de gengibre.

  1. Titos Restaurante e Buffet

Chef Nathália Tito

Peixe Porto de Santana: filé de pescada amarela grelhado com crostinha de manteiga; molho amanteigado com pimentões coloridos, alcaparras, cheiro verde e camarão regional; acompanhado de arroz de alho com chicória.

Culinária Contemporânea

  1. 313 Restaurante

Chef Geanne Gomes

Quilombo 313: filé mignon de carne de búfalo, baião de dois de feijão azuki, arroz negro e queijo coalho regional, demi glace de beterraba e taperebá.

  1. Pastrami Gastronomia

Chef Clara Campos Gato

Aracáceas: Gnocchi artesanal de Pupunha dourado na manteiga de garrafa, fonduta de dois queijos (búfala e queijo azul), finalizado com crocante de chicória e jambú, redução de açaí e caramelo de rapadura.

Culinária Portuguesa

  1. Casa Lisboa

Chef Eliel Cardoso

Bacalhau tucuju: bacalhau, penne ao molho branco com natas, farofa de bacon e pesto de chicória.

Culinária Italiana

 

  1. Confraria Semblano

Chef Josiane Pinheiro

Ladrão de Marabaixo: filé de pescada grelhada na manteiga ao molho de gengibirra, acompanhado de arroz de coco e farofa de pipoca e bacon.

Culinária Japonesa

  1. Restaurante Japan by Nagano

Chef Yukio Nagano

“Arigatou Amazônia”: combinado de sushi que celebra os 70 anos da imigração japonesa do Amapá, com Hossomaki de Pirarucu maçaricado, hot roll de Camarão Rosa com Jambú e Bolinhos de Salmão com Ervas Amazônicas.

Coquetelaria

  1. Bar do Urso

Chef João Ícaro

Éguaaa!: Cachaça Branca, Caramelo de Cupuaçu, Limão Tahiti, Soda de Gengibre e Espuma de Cupuaçu e Gengibre. Frutado, refrescante e levemente apimentado.

Potoqueiro: Gin, Xarope de Maracujá e Cumarú, Limão Siciliano, Água com Gás e Chicória. Frutado, Toque de Baunilha e Potência da Chicória.

Três Cabuçus: Cachaça Branca, Cachaça de Jambú, Tangerina, Limão Galego, Limão Tahiti e Melado de Cana. Caipirinha de 3 Cítricos com um toque de Jambú pra tremer um pouquinho.

Culinária Funcional

  1. Nutryday

Chef Paula Geovana

Espaguete com Acém: um delicioso acém grelhado ao molho de ervas com espaguete sem glúten. É pra comer sem culpa!

Hamburgueria

  1. Homemade

Chefs Sirlane e Marcelo

Baconzola Sweet: ) pão com gergelim, blend de carnes bovina, geleia de pimenta artesanal, creme de queijo gorgonzola e lâminas de bacon.

  1. Sinner

Lucas Uchôa e Thomas Átila

Terramar: smashburger bovino, camarão rosa com creme de queijo e bacon crocante.

  1. Brods Burguer Bar

Chef João Santos

Suprimo: hambúrguer de blend de carnes suínas entremeado com maniçoba cozida, blend de queijos regionais e pão de macaxeira.

Petisco

 

  1. Buffet Essência do Norte

Chef Kátia Oliveira

Bolinhos Essência do Norte: deliciosos bolinhos em três sabores: costela com mandioca cremosa, moqueca de camarão com leite de coco, e caldo verde. Acompanha molho ouro (tucupi) e molho verde (jambu).

Pizzaria

  1. Forneria Bella Ciao

Chef Monique Valente

Pororoca: pizza fina e crocante recheada com pipocas empanadas de camarão rosa com tapioca granulada, cama de muçarela, creme de queijos e geleia agridoce levemente picante.

  1. Fábrica de Bolo Vó Alzira

Chef Pâtisserie: Eliene Belique

Combo Meio do Mundo:

01 Mini Bolo de Castanha do Pará (15 cm) e 01 Bolo de  Pote de Nutella com mousse e geleia de cupuaçu.

Doceria

  1. Tatay Doces

Chef Pâtisserie Estephane Tayane

Cheesecake crocante Tucuju: base de biscoito e  castanha de caju com creme de ganache de chocolate, cheesecake de cupuaçu, finalizado com pralinê de castanha de caju e fios de chocolate branco.

Sorveteria

  1. Chopp da Vovó

Chef Sorveteiro Gabriel Barbosa

Caramelado de Cumaru com Bacuri: Uma casquinha elaborada com a formulação do chocolate branco e inclusão da amêndoa de cumaru, com creme de bacuri. Lácteos, açúcar refinado, polpa de bacuri, manteiga de cacau, açúcar demerara, leite em pó desnatado, leite em pó integral e cumarú compõem essa delícia. Utilizamos o Chocolate Cunani Cacau.

  1. Marvim

Chef Rebeca Sulamita

Crocante de Marabaixo: sorvete de creme com camadas de bolo marabaixo e farofa de castanhas.

Chocolateria

  1. Chocolates Cassiporé

Barras de chocolates intenso

Consumindo as barras de Chocolates Cassiporé você desfruta de um chocolate

vegano, orgânico, livre de conservantes, aromatizantes, e que possui somente dois

ingredientes: massa de cacau e açúcar orgânico.

Suco Oficial do Festival

I Love Joice

Suco de laranja natural, sem açúcar ou conservante.

 

Sebrae Amapá/Unidade de Marketing e Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *