Governo do Amapá propõe criação de Comitê e Programa de Intercâmbio para impulsionar cultura na fronteira entre Brasil e França

Objetivo é transformar a Ponte Binacional em um corredor que interligue a cultura de ambos os lados


O Governo do Amapá propôs a criação de um Comitê Conjunto e de um Programa de Intercâmbio como estratégias para impulsionar as atividades culturais na fronteira entre Brasil e França. A proposta fez parte dos debates transfronteiriços da 12ª Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça Brasil/França, na última terça-feira, 4, na cidade de Caiena, capital da Guiana Francesa.

A secretária de Estado de Cultura, Clícia Vieira Di Miceli, reforçou a integração cultural da região, com a garantia da união entre os dois territórios através do intercâmbio de saberes materiais e simbólicos diretamente relacionados ao contexto do Amapá com a Guiana Francesa e com possibilidades de desdobramentos com a França Metropolitana e Brasil.

Com a apresentação da proposta “Fortalecendo Laços e Celebrando a Diversidade”, dois pontos de destaque foram elencados: a efetivação de grupos de trabalho ou comitês conjuntos para debater, gerir e facilitar a Cultura Transfronteiriça, fortalecendo a economia criativa e a cultura da região; e a criação do Programa de Intercâmbio Cultural, que permita a circulação entre as regiões geográficas para a valorização cultural conjunta nos territórios.

“Precisamos transformar a Ponte Binacional em um grande corredor da cultura transfronteiriça, ver as expressões artísticas e culturais dos dois lados do Rio Oiapoque circularem de forma livre e com acolhimento de ambos os lados, com artista amapaense no território francês e o artista franco-guianense circulando no Amapá, sonhamos com a integração na cultura transfronteiriça”, destacou a secretária.

Com o programa, seriam realizadas residências artísticas, workshops, oficinas e colaborações conjuntas em uma troca mútua de conhecimentos, experiências e saberes para a inovação cultural. A proposta tem como objetivo ser estabelecida como política pública permanente.

“As duas propostas, além de outras atividades, fortalecem os laços culturais entre o Amapá e a Guiana Francesa, o que se traduz no enriquecimento das práticas culturais de ambos os territórios, com a criação de projetos colaborativos”, reforça a gestora.

Comissão Transfronteiriça

A Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França debate demandas em diversos eixos, como saúde, educação, meio ambiente, cultura, relações comerciais e diplomáticas. O encontro marcou a reaproximação entre os dois lados, tendo como um dos principais temas as propostas de mudanças nas regras de visto para brasileiros, especialmente amapaenses, circularem no território francês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *