Governador Clécio Luís garante entrada das forças de segurança do Amapá no Centro de Cooperação Policial de proteção da fronteira Brasil e Guiana Francesa

Parceria foi ratificada durante a 12ª Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça Brasil-França, em Caiena

Como parte da política de reforço da proteção do Amapá e da Amazônia, o governador Clécio Luís garantiu a integração das forças de defesa do estado ao Centro de Cooperação Policial (CCP) para proteção da fronteira entre Brasil e Guiana Francesa, atuando em conjunto com a Polícia Federal e a Polícia de Fronteira e Gendarmerie da França.

A inclusão dos agentes do Amapá na CCP, que passa a contar com representantes da Polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, foi ratificada durante a 12ª Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça Brasil-França, nesta terça-feira, 4, em Caiena.

“Além disso, temos muito a cooperar na segurança pública. Vamos colocar três oficiais [PM, PC e Bombeiro] para participarem do Centro de Cooperação Policial, trabalhando com integração dessas polícias e suas inteligências, para garantir resultados mais eficazes no combate ao crime nessa faixa de fronteira, defendendo o Amapá e a Guiana Francesa e também a Amazônia”, enfatizou o governador.

A parceria internacional vai garantir a atuação conjunta em operações, troca de informações entres os integrantes da CCP, reforçando a atuação policial na proteção do cidadão e no combate aos grupos criminosos.

Comissão Transfronteiriça
Depois de 4 anos, a Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França teve as atividades presenciais retomadas, sob coordenação do Governo do Amapá, pela articulação da Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior em parceria com o Itamaraty.

O Brasil se faz presente, na 12 com o governador, Clécio Luís; o chefe do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores, ministro Flavio Goldman; e as comitivas do Estado do Amapá e do Governo Federal.

No encontro estão sendo tratadas demandas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, relações comerciais e diplomáticas, a rodovia BR-156, entre outros assuntos que impactam a vida de quem mora dos dois lados de fronteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *