Com o tema “Verás que um filho teu não foge à luta: Resistir para poder existir”, abertura da 21ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Amapá ocorre nesta quinta, 4

A 21ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Macapá terá abertura oficial nesta quinta-feira (4), a partir das 18h, na Rua Beira Rio, em frente ao Kitanda da Miranda, com uma programação híbrida. Este ano, o tema é: “Verás que um filho teu não foge à luta: Resistir para poder existir”. No entanto, o mês de novembro será todo dedicado ao mês da diversidade.

Foto: Jhenni Quaresma

Segundo o Coordenador Geral da Parada, Bryan Marques, a programação ocorrerá dentro de um cenário de cada vez mais retrocessos no que tange o sistema de garantia dos direitos de grupos “minoritários” e historicamente excluídos. “ Esses espaços são necessários porque reafirmam a necessidade da (r)existência de uma agenda que promova os direitos e busque assegurar as condições necessárias para que todos possam alcançar sua cidadania plena”, explicou.

Foto: Jhenni Quaresma

Este ano, a Parada terá como madrinha a advogada Jeanny Raiol e o Sistema Diário de Comunicação como Padrinho, ambos foram escolhidos pelo longo histórico de relação que possuem com o Movimento Social LGBTQIA+, contribuindo grandemente para a visibilidade e garantia de direitos à essa população.

Foto: Gabriel Flores

A programação também contará com a realização de algumas de suas tradicionais atividades: a Quarta Lilás, destinado a valorizar a produção cultural de Mulheres LBTI+; a Parada Preta destinada a valorizar a cultura e produção dos LGBTQIA+ negros; a Feira da Diversidade, a qual busca valorizar e divulgar a produção de empreendedores LGBTQIA+ e a 4ª Marcha de Mulheres LBTI+, destinada a dar visibilidade às reivindicações e demandas destas mulheres.

 

São 21 anos de uma construção coletiva, fruto da coragem, hasteando a bandeira arco-íris e enfrentando a discriminação de outros tempos. Além de movimentar a economia e o mercado locais, o evento promove a cidadania e oferece um espaço de diálogo acerca da necessidade de se respeitar a vida e a essência de irmãs e irmãos componentes da plural sociedade amapaense.

Programação

  • Abertura do Mês da Diversidade:
    Data: 04 de novembro de 2021.
    Local: Macapá-AP.
  • Quarta Lilás:
    Data: 10 de novembro de 2021.
    Local: Macapá-AP.
    • Parada Preta:
    Data: 17 de novembro de 2021.
    Local: Macapá-AP.
  • Feira da Diversidade:
    Data: 24 de novembro de 2021.
    Local: Macapá-AP.
  • 4º Marcha das Mulheres LBTI+
    Data: 26 de novembro de 2021.
    Local: Macapá-AP.

Contato para entrevista:
Bryan Marques: (96) 98121-0594
E-mail: [email protected]
Instagram: @oficial_paradalgbtmacapa
Facebook: facebook.com/paradadoorgulholgbtdemacapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.