Planejamento Estratégico: MP-AP promove oficina para revisão e alinhamento ao planejamento estratégico nacional


Membros e servidores do Ministério Público do Amapá (MP-AP) participaram, na quinta e sexta-feira (17 e 18), da Oficina de Revisão do Planejamento Estratégico da instituição, para definir ações prioritárias em relação às necessidades atuais da sociedade amapaense, para o período 2023-2029, e também de alinhamento ao Planejamento Estratégico Nacional (PEN) 2020-2029, elaborado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Os trabalhos são coordenados pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE/CNMP) e CPE do MP-AP.

A abertura foi feita pela procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Cei, com o secretário-geral e coordenador da Comissão de Planejamento Estratégico do MP-AP, promotor de Justiça Alexandre Monteiro, e o membro colaborador da CPE/CNMP e promotor de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MPMS), Paulo Roberto Ishikawa.

O conselheiro Nacional do Ministério Público e presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Moacyr Rey Filho, participou de forma virtual, e agradeceu a adesão do MP-AP ao Planejamento Estratégico Nacional.

“O PEN propõe a transversalidade de atuação importante para que o Ministério Público não atue de forma isolada. Ele é fundamental para uma instituição agir de forma efetiva na transformação de realidades”, ressaltou Moacyr Rey.

A Oficina de Planejamento Estratégico se deu a partir da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Procuradoria-Geral do MP-AP e o CNMP, com o objetivo de usar a metodologia utilizada pela Comissão Estratégica para conciliar o Planejamento Nacional com o local.

“O CNMP está aqui como colaborador para que a unidade possa desenvolver um plano que realmente faça sentido a ela. Vejo essa parceria com muito otimismo, pois percebemos a participação de todos e observamos que os membros e servidores do Ministério Público do Amapá apresentam maturidade no planejamento”, destacou o promotor de Justiça do MPMS, Paulo Roberto Ishikawa, que durante o evento palestrou sobre o tema ‘Planejamento e Gestão Estratégica: um novo olhar’.

O coordenador da CPE do MPAP e secretário-geral, Alexandre Monteiro, exibiu o funcionamento do órgão ministerial, com o tema “Diagnóstico MP-AP: resultados e reflexões da consulta à sociedade”. O membro do MP-AP apresentou o resultado dos dados coletados da consulta à sociedade que irão nortear as estratégias da instituição para os próximos 7 anos, e enfatizou a importância do apoio do CNMP ao MP do Amapá.

A PGJ do MP-AP cumprimentou e agradeceu a presença da equipe do Planejamento Estratégico do CNMP pelo auxílio e atenção à instituição.

“O Plano Estratégico é o coração de qualquer instituição. É a partir dele que a gente elabora o caminho institucional que queremos para o nosso futuro. Quando resolvemos atender ao Planejamento Estratégico do Conselho Nacional, todos os nossos desejos e ações fluíram. O MP-AP, apesar de jovem, tem muita ânsia de acertar e de fazer o melhor, não só pela coletividade, mas pela qualificação dos nossos membros e servidores para dar o melhor à nossa sociedade”, concluiu Ivana Cei.

Também participaram da atividade: o corregedor-geral da instituição, procurador de Justiça Jair Quintas; o subprocurador-geral para Assuntos Administrativos, Nicolau Crispino; a corregedora-adjunta, procuradora de Justiça Estela Sá; os procuradores de Justiça Joel Chagas e Maricélia Campelo; o ouvidor do MP-AP, promotor de Justiça Marcelo Moreira; o chefe de gabinete da PGJ, promotor de Justiça Paulo Celso Ramos, e os assessores especiais da procuradora-geral, promotores de Justiça João Furlan e Thiago Diniz.

Após a abertura oficial, ocorreram outras dinâmicas da oficina, lideradas pelos assessores da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Flávia Santos, Rogério Carneiro, Roberto Itajahy e Vanize de Freitas, com a participação de dezenas de membros e servidores do MP-AP.

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *