Gastronomia: Pirarucu Frito do Point do Monicão, em Cutias do Araguari

Por- Lilian Monteiro/jornalista

O Point do Mônicão é aquele espaço que surpreende o visitante que chega no município de Cutias do Araguari, distante 140 quilômetros de Macapá. De frente para o rio encantado, o famoso “rio Araguari”, como nos versos da música de Amadeu Cavalcante, está o charmoso restaurante com cara e jeito de cidade do interior. É pitoresco, aconchegante com uma árvore em frente e um banco em volta, com chão de areia batida, cercado por mesas e cadeiras, acompanhado de um cenário espetacular.

Rafael Mira dono do Point do Monicão

O ambiente virou referência, porque atende a uma culinária simples e gostosa com sabor de comida de caseira, mais precisamente com gosto de comida de mãe. O filé de Pirarucu frito é uma das estrelas do Point do Mônicão, o prato é servido com baião ou feijão, arroz, macarrão, salada, vinagrete, purê, farofa crocante e custa R$ 16, 00. Eu experimentei o prato e, gostei muito do sabor e com a naturalidade que você é atendido, temos a sensação de estar na casa de algum parente ou amigo no interior, com gostinho de comida de casa e saborosa.

O Pirarucu é conhecido como o “gigante das águas doces” e bacalhau da Amazônia. É o maior peixe de escamas de água doce do mundo e pode chegar a medir 3 metros e pesar 300kg. O peixe, que movimenta a economia da cidade, tem até um festival anual. Além de peixe, outros pratos também estão no cardápio, como filé na chapa, frango, sopa de mocotó e a chapa fit Araguari. Os preços são todos acessíveis.

O Dono do espaço é Rafael Mira, professor de Educação Física, personal trainer e que atua também em Cutias, como secretário do Meio Ambiente. Ele é um homem trans que está em transição. Morou um ano em Paris, na França, mas não foi feliz. “Me encontrei em Cutias do Araguari, cozinhando, ajudando a melhorar o município e assim me achei, encontrando o amor da minha vida e estou muito feliz, adoro saber que esse espaço  é referência para quem chega e quer experimentar uma comida boa, uma cerveja gelada”, explicou Rafael.

 

Como chegar em Cutias no Point do Mônicão?

Partindo de Macapá, o acesso é pela Rodovia AP-070. Dos 114 quilômetros, quase metade é feito em estrada de terra. Do terminal rodoviário da capital, partem ônibus todos os dias para o município. O acesso também é feito por via fluvial pelo rio Araguari, partindo de Ferreira Gomes. O Point do Monicão fica no centro de Cutias, na Rua Araguari, nº 601, Centro e funciona a partir das 11h30 e no horário da noite às 19h.

 

 

 

  • Monicão é profissional incrível. Um exemplo para muitos microempreendedores. Que esse point seja repleto de sucesso e o atendimento de excelência perdure nessa pessoa super gente boa. Obrigada por nós atender tão bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.