PIRATAS 50 ANOS – Muitos anos de Paixão

Alcione Cavalcante, com ajuda de Manoel Torres“in memoriam”.

​​Oficialmente a data de fundação da Escola é dia 31 de março de 1973, sendo registrada como Associação Recreativa Piratas da Batucada – ARPB.

​​A escola, desde seus primórdios, sempre teve forte apoio popular, o que expandiu sua área de influência pra muito além do seu berço, no caso o Bairro do Trem, pra ser abraçada por toda a zona sul da cidade de Macapá, onde é carinhosamente chamada de Piratão.

​​Esse apelo popular se deve a vários fatores, mas destacamos o fato de Piratas ser a Escola de Samba que sempre se preocupou em valorizar personagens e atributosdo Amapá e da Amazônia.

​​Não à toa, o histórico penta campeonato da FAB (1987 a 1991), inicia com o enredo em “Biroba, o Maquinista do Trem da Alegria”, em homenagem ao seu mais folclórico e popular folião, o Manoel Ferreira. Segundo registros de Manoel Torres o enredo, pela importância do homenageado aglutinou várias entidades do Bairro em torno da Escola, possibilitando o amálgama e o up-grade que permitiu sua primeira conquista. Nesse pacto estavam o Ypiranga Clube, Trem Desportivo Clube, MV-13, Londrina, Latitude Zero, Associação Solteiros e Casados e em Especial da Associação dos Vigienses Radicados no Amapá – AVRA, na época presidida pelo desportista e grande incentivador dos movimentos comunitários do bairro, Rosival Gil Brito de Souza, o Bonde.

​​Com a inauguração novo palco na Ivaldo VerasPiratas passa ser conhecido como “O Rei do Sambódromo e “O Rei do Carnaval. Entra pra história como o primeiro campeão na nova arena, sob a presidência do desportista e carnavalesco MATTA, com o enredo “Corpo de Mani, Dádiva de Tupã” (1997). Logo viria o bi com o enredo “Brilham Cinco Estrelas nas Terras Tucujus” (1998).

 ​​Registramos ainda o carnavalconceito de 1999, com o espetacular “Uma viagem Fantástica ao Imaginário Planeta Amapari”, enaltecendo a genialidade de Zé Miguel, Val Milhomem e Joãozinho Gomes.

​​ Atualmente, Piratas conta com 19 títulos de campeão do carnaval de Macapá, sendo que na era sambódromo é o grande vencedor, o que inclui dois tricampeonatos. O primeiro com “Miscigenação e Progresso” (2000), “Camisa Dez: A Trajetória de um Vencedor” (2001) e “Meu Berço na Zona Sul é o Coração desta Terra Tucuju” (2002), este em homenagem ao bairro do Trem. Recentemente o outro tricampeonato (2015, 2020 e 2023) e coerente com sua história rendendo reconhecimento a Monteiro, “Quem Conta um Conto, Aumenta um Ponto”. ( 2015) e a Patrícia Bastos, “Patrícia da Pátria Caboca” ( 2023) personalidades diferenciadas na cena cultural do Amapá.  

​​Essa trajetória se deve muito à criatividade e ousadia que marcam sua história. Piratas foi a primeira escola a promover intercâmbio com outras agremiações. Estiveram em Macapá a convite de Piratas, Luizinho Drumond e Preto Joia da Imperatriz, o cantor Carlinhos de Pilares, da Caprichosos de Pilares e nada menos que Dona Zica, ícone da Estação Primeira de Mangueira e esposa de seu fundador o grande Cartola.

​​Esse caminho vitorioso foi construído com muita garra, trabalho e determinação por um grupo de pessoas que sempre sonhou em fazer de Piratas a grande referência do carnaval do Amapá e da Amazônia. Desde sua infância, com JECONIAS, WALBER, WALDIR CARRERA, PANCHO, R. PEIXE, LUIZ DO APITO (Primeiro Diretor de Bateria) passando por ANACLETO, CRISTIANO, ZUZA, DEUZA, BOSCO, ANTÔNIO REINALDO, CAXIAS, EDUARDO, SOCORRO, IZAURO, NÓBREGA, GERSON, ENEAS, GILSON, MONTEIRO, MANOEL TORRES, MATTA, XERFAN, VINHAS, NEY, CARLOS SÉRGIO, FRANÇA e tantos outros cujo o papel foi decisivo para engrandecimento da ARPB.

Muitos anos de paixão
No bairro do Trem nascia
A minha maior alegria
Piratas da Batucada, num
31 de março, surgia. (Exaltação a Piratas, o mais lindo samba-exaltação
já composto pra uma escola de samba no Brasil.)

Macapá, 31 de março de 2023. 

  • Faço referência tbm ao saudoso Zequinha Gemaque… Um dos que nos habilitou ao Penta na FAB!
    Piratas da Batucada… És Minha Escola Querida o Meu Grande Amor!
    Eu te amo Piratão!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *