O Fenômeno Mundial dos Animes e dos Mangás

Gabriel Cavalcante Leão Dias – Desing de Games 

 

Mangás e animes possuem uma fanbase mundial que não para de crescer. Mas  o que será que fez com que ficasse tão grande assim? Desenhos japoneses e mangás ficaram bem populares ao redor do mundo por volta da década de 90. Com  o avanço da internet se tornou mais fácil distribuir e descobrir produtos ao redor do mundo e isso trouxe à tona diversos mangás e animes que cativou um público muito diverso.  Nas TVs já eram passados muitos shows como Dragon Ball Z, Sailor Moon, Yu-Gi-Oh! e Pokémon e apesar de todos serem bons e terem muitos fãs ainda havia um mar enorme de outros mangás e animes que não foram e nem seriam exportados para fora, seja porque as emissoras acreditavam que o show não iria atrair o público ocidental ou porque eram simplesmente obscuros e menos conhecidos.
A internet permitiu que mangás e animes menos conhecidos fossem vistos por pessoas que, na vontade de fazer com que mais pessoas conhecessem aquelas histórias, iriam traduzir e postar episódios e capítulos traduzidos de animes e mangás para que mais fãs surgissem.  Isso abriu as portas para que o mundo conhecesse o mercado de mangás japonês e como funciona as adaptações de animes.

 

Comumente um anime é produzido a partir de uma obra pré-existente.  Estas obras normalmente são mangás ou “Light Novels”(livros japoneses no estilo anime e mangá que tem imagens que mostram pontos importantes da história) e histórias já famosas são escolhidas para tentar pegar parte dos fãs da obra original.  Mas até as histórias mais obscuras oferecem algo único e diferente e acredito que isto é a maior força deste tipo de mídia.
Uma grande variedade de histórias permite com que pessoas de gostos  variados encontrem uma história que gostem ou se identifiquem, com uma infinidade de temas diferentes e uma quantidade incomparável de gêneros, histórias de mistérios paranormais, histórias de futuros distópicos e mundos fantásticos, com um mercado saturado, obviamente existem histórias medíocres, mas mangás que mostram ideias inovadoras(ou pelo menos conseguem executar uma ideia muito bem) brilham bastante no meio de tantas obras parecidas.

 

Outro fator importante para o sucesso contínuo deste meio é a longevidade das obras, as publicações de maior sucesso podem durar décadas antes de terminar e mesmo após o término ainda podem ser feitos diversos produtos, como filmes, jogos e até mesmo continuações da obra, como é o caso de Dragon Ball que teve a continuação de Dragon Ball Z e depois de novo com Dragon Ball Super. Desde que sua publicação começou em 1984 a série tem mais 100 jogos(alguns lançados apenas no japão) e 20 filmes com mais um anunciado para ser lançado em 2022. Apesar da franquia ter quase 40 anos ela se mantém relevante, conseguiu manter os fãs antigos e atrair um público novo e ainda gera um lucro bem grande devido aos inúmeros produtos que usam sua imagem.

 

One Piece é uma das maiores obras que ainda está sendo publicada, com mais de 1000 capítulos no mangá e o anime também chegando aos 1000 episódios.  É uma das séries de maior sucesso no mundo e vem sendo publicado desde 1997

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.