Projeto “Papo de Museu” aborda a historicidade da Fortaleza de São José de Macapá

 

O projeto Papo de Museu transmitirá seu terceiro programa na terça-feira, 10, e terá como tema a Fortaleza de São José de Macapá enquanto contexto histórico, simbólico e patrimônio cultural. O episódio será exibido a partir das 19h pela página oficial do Facebook da Secretaria de Estado da Cultura do Amapá (Secult) e contará com convidados.

A Fortaleza de São José concorre a patrimônio da humanidade.

O programa é um projeto desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) e Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá (MAE) e realizado pelo Governo do Estado, através da Secult. É apresentado quinzenalmente e tem como proposta visibilizar a importância dos museus como difusores da cultura amapaense, bem como promover o resgate histórico.

O próximo programa a ir ao ar, além de fazer um apanhado histórico da Fortaleza de São José de Macapá enquanto memória sociocultural estadual e nacional; o episódio também abordará sobre os processos para que o monumento se torne Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO. A condução programa será de Flávia Souza, diretora do MAE, e terá como convidados o historiador Hermano Araújo e o turismólogo Jub de Souza.

 

Sobre o Museu

A Fortaleza de São José de Macapá é um monumento histórico símbolo da presença colonial portuguesa na Amazônia, construído no século XVIII para defender as terras do extremo norte do Brasil.

Marco inicial da arquitetura militar da América Latina e a maior das fortificações brasileiras da época colonial lusitana, foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional em 22 de março de 1950 e elevada à categoria de museu em 2007, podendo se tornar Patrimônio Mundial pela UNESCO pelos aspectos históricos e simbólicos que agrega.

 

Convidados

Hermano Araújo

Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em História pela UNIFAP, é Especialista em História e Historiografia da Amazônia – UNIFAP, Especialista em Desenvolvimento Sustentável de Gestão Ambiental – NAEA/UFPA e foi Chefe da Unidade de Preservação e Conservação do Museu Fortaleza de São José de Macapá entre os anos 1996-2012. Atualmente é Técnico do Projeto de Educação Patrimonial da Fortaleza e cursa o 7º semestre de Filosofia na Universidade do Estado do Amapá.

Jub de Souza

É Bacharel em Turismo pelo Instituto do Ensino Superior do Amapá – IESAP, foi analista administrativo da Fortaleza entre os anos de 2014 a 2020 e desde de 2020 é o gerente do Museu da Fortaleza. E faz parte da comissão técnica que está a frente dos processos de trabalho que poderá eleger a Fortaleza como Patrimônio Mundial da UNESCO.

 

Serviço

Dia: 10/08

Hora: às 19h

Tema: A Fortaleza de São José de Macapá: contexto histórico, simbólico e patrimônio cultural

Transmissão: https://www.facebook.com/secultamapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.