
A condução das imagens de São Tiago e São Jorge da Capela para a igreja de Nossa Senhora da Assunção, na noite de quinta-feira, 16, marcam a parte religiosa da Festa de São Tiago. Figurantes, cavaleiros e moradores fizeram a chama Transladação, com uma procissão que percorreu as principais ruas da vila histórica de Mazagão Velho.
A chegada do cortejo religioso na igreja Nossa Senhora da Assunção dá inicio a programação diária de novenas e missas celebradas por um padre diferente, até o dia 24 de julho; no dia 25 de julho, dia de São Tiago, a missa campal deverá ser presidida pelo bispo Dom Antônio de Assis Ribeiro.
Funcionário público Francinei da Luiz viveu a figura de São Tiago há exatos 10 anos
Após a celebração religiosa, os fiéis tiveram o momento onde puderam fazer e renovar promessas e agradecer por graças alcançadas. Entre eles estava o funcionário público Francinei da Luz, de 50 anos, que integra a tropa moura e fez a figura de São Tiago em 2016, há exatos dez anos.
“É um momento de nos conectarmos com a nossa fé em Deus, com a intercessão dos nossos gloriosos São Tiago e São Jorge. É essa fé que não se explica, mas se vive e se sente”, destaca Francinei.
Tradição
A Festa de São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para rememorar as batalhas entre mouros e cristãos na África antiga e contar a aparição de São Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado dos seguidores de Jesus Cristo e garantiu-lhes a vitória.
Chegada das imagens na igreja Nossa Senhora da Assunção, na noite de 16 de julho
A realização é da comunidade de Mazagão Velho, através do Instituto Cultural da Festa de São Tiago (ICFST) e da Paróquia Nossa Senhora da Assunção. Uma das maiores manifestações da cultura popular do Amapá, recebe apoio da Prefeitura de Mazagão e do Governo do Estado.
Como já virou tradição, nesse período a Sede Administrativa do Estado é transferida do Palácio do Setentrião para o Palácio Rio Mutauacá e as decisões administrativas são tomadas em Mazagão Velho.
