Iniciativa inovadora do Governo do Amapá garante parceria com conselhos de arquitetura e engenharia na criação de projetos

Cooperação aquece a economia e valoriza profissionais do mercado amapaense; até 500 empresas poderão se credenciar.

Em uma iniciativa inovadora, o Governo do Amapá firmou parceria com os conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAU-AP) e de Engenharia e Agronomia (Crea) para credenciar empresas interessadas em participar da elaboração de projetos em futuras obras públicas no estado. A ideia é lançar um edital ainda este ano.

Para estarem aptas a realizar os serviços, os empreendimentos passarão por processo de avaliação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com análise da capacidade de elaboração de projetos e excelência no serviço prestado.

“A parceria com os conselhos assegura um acompanhamento junto aos profissionais da área. O Governo pretende executar muitas obras e temos um prazo muito curto para apresentar os projetos e submetê-los à aprovação, porque a maioria dos recursos que são aplicados são federais. Quanto mais empresas estiverem elaborando esses projetos, mais celeridade teremos na aprovação deles e, consequentemente, mais obras poderão dar andamento”, destacou o secretário de Infraestrutura, David Covre.

 

De acordo com a Seinf, o processo de credenciamento poderá contemplar até 500 empresas locais, que poderão ser contratadas para elaborar projetos de acordo com a demanda do Governo do Estado.

Para a presidente do CAU-AP, Ana Corina Palheta, a parceria também contribui para a geração de emprego e renda, estimulando as empresas do setor e envolvendo os profissionais amapaenses em obras que serão legados para a população.

“A cooperação também fortalece o mercado da construção civil no Amapá, gerando novos postos de trabalho. Além disso, mostra à população como os processos de contratação das empresas ocorrem na gestão pública”, afirmou a presidente.

 

O diretor do Crea-AP, Amarildo Magalhães, destacou que a parceria assegura investimentos em mão de obra qualificada e promove o desenvolvimento dos empreendimentos amapaenses.

“Quando fomos procurados, não pensamos duas vezes em valorizar nossos profissionais. O quadro técnico de cada empresa conta com trabalhadores qualificados, o que também gera oportunidades importantes para estimular a indústria da construção civil”, afirmou Magalhães.

Investimentos em infraestrutura

Desde 2023, o Governo do Amapá investiu mais de R$ 41 milhões em obras de infraestrutura em Macapá, com a entrega de prédios públicos reformados nas áreas da segurança, saúde e educação.

E segue com novos trabalhos como a reforma da Maternidade Mãe Luzia, Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), Centro de Artes Visuais Cândido Portinari, entre outros prédios.

Nos demais municípios, entregas importantes como o Complexo Hospitalar de Santana, nova Delegacia da PracuúbaCampus Tecnológico da Região dos Lagos da Ueap, reestruturação de escolas em Laranjal do Jari, e inúmeras outras, fortaleceram o serviço público prestado à população com garantia de dignidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *