Governador Clécio Luís destaca as potencialidades do Amapá para Economia Azul em evento global inédito no Brasil

Governador será um dos protagonistas do painel sobre Comércio Exterior e Corredor Bioceânico, do Atlântico ao Pacífico, Corredor Verde e Zona Franca

O governador, Clécio Luís, irá apresentar e debater sobre os desafios e as potencialidades do desenvolvimento da economia sustentável no Amapá e na Amazônia, nos dias 7 e 8 de junho, durante o evento internacional inédito no Brasil, Global Ocean Day e Oceans20 Dialogues, que vai reunir no Museu da Manhã, no Rio de Janeiro, lideranças globais, políticas, empresariais, investidores, startups e especialistas em Economia Azul ou Economia do Mar.

O Amapá está integrado ao evento por possuir aproximadamente 600 km de costa ao longo do Oceano Atlântico. Esta extensa zona costeira oferece diversas possibilidades para o desenvolvimento de atividades econômicas e iniciativas de preservação ambiental.

“Será mais uma oportunidade de mostrar os atrativos que o Amapá, estado mais preservado do Brasil, tem para investimentos na bioeconomia e negócios que respeitam a floresta, tendo como uma das portas de entrada a região costeira, de fronteira, do estado. E também, debater sobre como transformar esses excelentes indicadores ambientais em avanços dos índices sociais e econômicos, beneficiando de fato toda a população. Ao unirmos esforços globais e locais através de eventos como o Dia Mundial dos Oceanos e a COP30 da Amazônia, podemos avançar na direção de um futuro mais sustentável, com desenvolvimento ambiental”, destaca o governador.

A programação acontece na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira, 5, e no Dia Mundial dos Oceanos, no sábado 8, com transmissão de forma online, pela internet, para 20 países.

O governador será um dos protagonistas do painel sobre Comércio Exterior e Corredor Bioceânico, ligando o Atlântico ao Pacífico, Corredor Verde e Zona Franca do Amapá, que irá debater, no sábado, 8, sobre o papel dos corredores bioceânicos para melhorar a conectividade global, aumentando a eficiência das operações de comércio exterior.

Nesse contexto, o Amapá se destaca como um líder na busca por um futuro sustentável para a Amazônia, combinando a rica biodiversidade com práticas inovadoras e cooperação regional. O estado promove políticas e ações necessárias para manter sua condição preservada, enquanto atua nas soluções de desenvolvimento social para a população. Isso inclui a Zona Franca Verde e os incentivos fiscais da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana.

Participam do painel a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; Aloizio Mercadante, presidente BNDES; Paulo Protásio, autoridade em Sustentabilidade do Governo do Rio de Janeiro e Nelson Rocha, presidente da Câmara de Comércio Exterior do Rio de Janeiro, e o almirante Ilques Barbosa, ex-comandante chefe do Estado-Maior da Armada da Marinha do Brasil.

A mediadora do encontro na Global Ocean Day e Oceans20 Dialogues, será Janice Trotte Duhá, diretora do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (Inpo).

Global Ocean Day e Oceans20 Dialogues

Evento inédito no Brasil, nesta sexta-feira, 7, e sábado, 8, visa promover o encontro das principais lideranças do setor de Economia Azul ou Economia do Mar, do Brasil e do mundo. O evento reúne grandes líderes políticos, empresariais, investidores, startups e especialistas de Economia do Mar, do Brasil e do mundo, no ano que o Brasil preside o G20, chapter Oceans20, destacando os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre os objetivos, o evento quer posicionar o Brasil como referência em Economia Azul, alcançado as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 da ONU e do Oceans20, promovendo e incentivando a inovação, tecnologias, empreendedorismo, sustentabilidade, defesa e competitividade no país. Além de divulgar as ações prioritárias e ecossistema brasileiro de economia sustentável, integrando o Brasil aos hubs globais e conectando as lideranças do setor.

Autoridades que também participarão do evento o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva; a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o ministro de Energia Alexandre Silveira, o comandante da Marinha do Brasil, almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; o secretário do SEAS, Bernardo Rossi, o secretário interino de Estado de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis; o presidente do Fórum Oceano, Carlos Costa Pina e o presidente do Conselho do Sebrae, Robson Carneiro, entre outros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *