Fortes chuvas: governador Clécio Luís disponibiliza apoio imediato à Prefeitura de Macapá para auxiliar população atingida por alagamentos

Equipes da Defesa Civil estadual, Assistência Social, Infraestrutura, Transportes, e de Saúde seguem atendendo e monitorando todo o estado.


O governador do Amapá, Clécio Luís, foi até o Canal do Beirol, na Zona Sul da capital, na tarde desta terça-feira, 13, para avaliar os estragos dos alagamentos que atingem Macapá. Acompanhado do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do prefeito de Macapá, Antônio Furlan, o Governo do Estado disponibilizou todo o suporte necessário de equipamentos, serviços e mão de obra para ajudar no enfrentamento dos efeitos das fortes chuvas.

De imediato, o Governo do Amapá já dispôs de maquinário para a limpeza da cidade, além de recursos humanos. Horas antes, o governador já havia feito contato por telefone com o gestor municipal, para tratar das ações emergenciais. A capital foi decretada em situação de emergência pelo Estado na noite de segunda-feira, 12.

“Nós viemos aqui juntar os nossos esforços, com o ministro Waldez, com todo apoio do Governo Federal, e nós do Governo do Amapá com apoio total e imediato de máquinas e homens para ajudar a ação da Prefeitura de Macapá”, enfatizou Clécio Luís.

O ministro Waldez Góes informou que assim que os decretos de emergências forem oficializados no sistema nacional, o Ministério da Integração fará o reconhecimento sumário acionando também outros ministérios para dar suporte à população de Macapá.

“Por determinação do presidente Lula, além do Ministério da Integração, estamos mobilizando os ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social, para atuarem também em apoio a Macapá e ao Amapá. O apoio do Governo Federal para a população está garantido”, garantiu.

O prefeito de Macapá, Antônio Furlan, pontuou os serviços que estão sendo feitos pelo Município e o decreto de situação de emergência da capital. “Estamos nesse momento articulando as ações juntamente com o Governo Estadual e Federal, para darmos uma resposta rápida e efetiva”, disse.

No início da tarde, por telefone, o governador também conversou com o prefeito de Santana, Bala Rocha, para tratar do suporte para a população santanense neste período.

“Estamos colocando todos os recursos do Governo do Estado à disposição das cidades de Macapá e de Santana, das famílias que estão sofrendo com as fortes chuvas. Nossas equipes seguem atuando desde sábado, no enfrentamento dos alagamentos e da força da maré na região do Aturiá. Nesse momento, me solidarizo com cada pai e mãe de família que teve sua casa invadida pela água”, pontuou Clécio Luís.

O Estado aguarda a indicação das prefeituras sobre as áreas em que mais precisam de suporte técnico, de maquinários e recursos humanos. Equipes da Defesa Civil estadual, Assistência Social, Infraestrutura, Transportes, e de Saúde seguem atendendo e monitorando não só a região metropolitana, como municípios que sofrem com as cheias dos rios durante o inverno amazônico.

O Governo do Amapá mantém o Comitê de Respostas Rápidas para agilizar o suporte à população em situações de desastres naturais, com ações humanitárias em todo o estado. O trabalho integrado traz respostas mais céleres e eficazes para os moradores que, em meio a esse cenário, enfrentam situações como falta de alimento e moradia, por ficarem desabrigadas ou desalojadas.

Entre as providências já tomadas pelo Governo do Amapá está a entrega de colchões e kits de alimentos, de higiene pessoal e de dignidade menstrual para as famílias que tiveram as casas atingidas pela força do Rio Amazonas, na orla do Aturiá, na Zona Sul de Macapá. A ação também garante aos moradores apoio psicológico, atendimentos médicos e cadastro em programas sociais, como Renda Para Viver Melhor e o Aluguel Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *