CNPq amplia quantitativo de bolsas de iniciação científica para a Unifap

Aumento da quantidade de bolsas contribui com o aprimoramento da pesquisa acadêmica na Universidade.

Mais acadêmicos envolvidos com a pesquisa e a tecnologia desenvolvidas na Universidade Federal do Amapá (Unifap). A Diretoria Executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação (MEC), aumentou as bolsas destinadas aos Programas Institucionais de Iniciação Científica (Pibic) e Pibic para Ações Afirmativas (Pibic-AF). Como resultado desse aumento, o número de bolsas Pibic da Unifap subiu para 51, enquanto as bolsas Pibic-AF agora totalizam 10.

“A expansão do número de bolsas impacta de forma significativa em direção na pesquisa acadêmica em nossa Universidade, pois um maior número de discentes irão fazer parte dos projetos desenvolvidos pelos professores. É um estímulo para que os professores(as) pesquisadores(as) incorporem alunos(as) de graduação no desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas. Além de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação”, avalia a Profa. Dra. Elizabeth Viana, diretora do Departamento de Pesquisa (Dpq).

De acordo com a diretora do Dpq, as bolsas extras serão distribuídas tendo como critério a pontuação geral obtida na planilha de avaliação referente à Chamada Pública nº 04/2023 DPq/ Propespg/Unifap, que concedeu bolsas de iniciação científica aos docentes que se participaram da chamada pública. As alterações serão divulgadas, em breve, na página institucional do Departamento de Pesquisa (www2.unifap,br/dpq).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *