Sebrae promove 2º Encontro do Projeto LIDER Região Centro-Oeste

O Projeto LIDER atua nos municípios de Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Ferreira Gomes e Porto Grande que junto às lideranças iniciam a construção de uma Agenda de prioridades para o desenvolvimento regional


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) após lançar o Projeto LIDER Centro-Oeste, que ocorreu em Pedra Branca no início de maio, realiza o 2º Encontro em Ferreira Gomes, na Câmara Municipal de Vereadores, nesta segunda e terça-feira (29 e 30), das 8h às 18h. O objetivo é identificar e mobilizar lideranças legítimas dos setores empresarial e público, e do terceiro setor, para a criação de uma Agenda de Desenvolvimento Regional, que contemple os municípios de Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Ferreira Gomes e Porto Grande.

Segundo o gestor do Projeto LIDER do Sebrae no Amapá (UPPDT), Edino Galeno, o movimento em Ferreira Gomes, é uma imersão de muito conhecimento para os líderes dessa região, e a proporção que tem tomado em prol do desenvolvimento resulta numa forte adesão da liderança nos municípios.

A vice-prefeita de Serra do Navio, Ana Paula Santos, que integra o grupo, destaca sobre o aprendizado e a expectativa de montar estratégias de desenvolvimento para a região.

Paraná

O ex-prefeito de Maringá no Paraná, Sílvio Barros, é o destaque no ‘Momento Gente Que Faz’.  Ele, declara que faz parte do Projeto LIDER, colaborando e contribuindo para que as pessoas, os líderes que fazem parte desse projeto compreender o poder que têm na mão, como a sociedade civil pode se juntar ao poder público e transforma de fato as nossas cidades e quem sabe até o nosso país.

“Uma contribuição que o LIDER vai poder fazer aqui para a região também, vai capacitar, vai dar ferramentas para que os participantes possam exercer a liderança de uma forma transformadora”, afirma Sílvio Barros.

LIDER

A Metodologia do LIDER é constituída em oito (8) encontros e quatro (4) fóruns de acompanhamentos; os encontros contam com o Momento Gente Que Faz. Será implementado em três (3) fases, entre elas, a Fase de Fundação com identificação do território e o grupo de líderes; Fase de Construção, onde o grupo se estrutura, coopera e constrói a agenda do desenvolvimento; e a Fase de Aplicação, quando o grupo se institucionaliza e implementa as estratégias definidas.

Agro

A gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá (UAC-Agrin), Larissa Queiroz, apresenta aos líderes da Região Centro-Oeste, os projetos do agro desenvolvido pelo Sebrae, como o Projeto Mandiocultura Indústria e Comércio; Projeto Produzir Brazil, desenvolvido nas áreas de assentamento; Projeto Horticultura Agroecológica e Produção Orgânica no Amapá; Projeto Produtos da Sociobiodiversidade; Processo – Atendimento Territorial Piscicultura; Processo – Atendimento Territorial – Produção Animal; Processo – Atendimento Territorial Central Agro; e  Agente Local de Inovação Rural.

Acompanharam a gerente da UAC-Agrin/Sebrae/AP, Larissa Queiroz, os colaboradores Ariela Paiva, Erick Leal; e Nira Brito.

Nacional

Os consultores credenciados pelo Sebrae Nacional, Rômulo Rende e Gilmar Barbosa, conduzem o 1º encontro do Projeto LIDER Região Centro-Oeste.

Coordenação

O Projeto LIDER é coordenado no Amapá pela gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae (UPPDT), Célia Almeida e pelo gestor do Projeto LIDER, Edino Galeno; e apoio da colaboradora Isa Vaz.

Sebrae no Amapá/Unidade de Marketing e Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *