Teste do Olhinho pode ser feito em sete unidades básicas de Saúde em Macapá

 

O Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como do olhinho, é realizado em recém-nascidos e crianças de até 4 anos, para o rastreamento de doenças oculares. Em Macapá, sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) disponibilizam o serviço à população gratuitamente.

O objetivo é identificar casos precoces de cegueira, catarata congênita, retinoblastoma e outras alterações visuais. O exame pode ser realizado nas UBSs Marabaixo, Raimundo Hozanan, Cidade Nova, Leozildo Barreto Fontoura, Fazendinha, Rubim Aronovitch e Pantanal.

Para agendamento basta apresentar a caderneta de saúde da criança, cartão do Sus e comprovante de endereço.

De acordo com a médica Elizangela Gomes de Melo, que atua na atenção básica municipal, o número de pacientes detectados com alguma anormalidade é considerado baixo.
“Durante os últimos doze meses de consulta, poucos casos apresentaram diagnóstico diferente, ou seja, a porcentagem é pequena. De 90% dos atendidos, 10% apresentam alteração, isso levando em consideração pacientes examinados durante um ano”, explica.

O diagnóstico precoce é necessário para evitar problemas futuros de saúde. “Todo acompanhamento para o recém-nascido é necessário, detectar doenças ainda no início, evita sequelas no futuro”, complementa a médica.

Simone Furtado Alves aproveitou para fazer o exame no filho recém-nascido, para garantir mais proteção ao pequeno. “Nós que somos mães ficamos bastante apreensivas com o possível resultado, mas sabemos da importância desse cuidado logo nos primeiros dias de vida”, conta.

Exame
É feito por meio de um aparelho chamado oftalmoscópio, que direciona uma luz diretamente sobre os olhos da criança, é rápido e não causa dor. O resultado prévio é a cor do reflexo, que podem ser avermelhada, alaranjada ou amarelada.

Os casos com reflexo vermelho-alaranjado são considerados normais, já com coloração esbranquiçada indica alguma alteração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.