CEA Equatorial abre inscrições para a Escola de Eletricistas 2023

Em parceria com o Senai, programa de qualificação gratuito vai ampliar a oferta de cursos que visam formar profissionais para atuação no setor de distribuição de energia elétrica no estado.

Com mais de 400 alunos formados no ano de 2022, nos estados de Alagoas, Amapá, Maranhão, Pará e Piauí, o programa Escola de Eletricistas do Grupo Equatorial, que tem como objetivo a formação gratuita de pessoas para atuação no setor de distribuição de energia elétrica, volta em 2023 com novas oportunidades de qualificação profissional. No Amapá, os cursos, ministrados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), serão disponibilizados no município de Santana. O edital foi lançado nesta quarta-feira (31) e as inscrições poderão ser realizadas nos dias 05 e 06 de junho de 2023, por meio do link: Inscrições para o processo seletivo do programa Escola de Eletricista (google.com).

Ao todo, 50 vagas serão ofertadas. A capacitação é direcionada para jovens e adultos maiores de 18 anos que possuam diploma de conclusão de ensino médio e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B definitiva e dentro do prazo de validade. Neste ano, o Grupo Equatorial permanece com a oferta de 35% das vagas, preferencialmente, para mulheres, o que reforça, mais uma vez, o compromisso da concessionária com a garantia da representatividade feminina e igualdade de gênero nas operações do setor elétrico.

O presidente da CEA Equatorial, Augusto Dantas, destaca a importância que a Escola de Eletricistas pode oferecer à população, assim, capacitando pessoas e as inserindo no mercado de trabalho.

“Com esse projeto, o nosso principal objetivo é gerar oportunidade e renda para os amapaenses. Temos um grande desafio desde que chegamos ao estado, que é não só garantir qualidade no fornecimento de energia elétrica, mas também dar qualidade de vida e oferecer mais desenvolvimento econômico e social”, disse.

Sobre o curso e oferta de ajuda de custo mensal

A qualificação possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental, que visa apoiar o aluno no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e estruturação do Projeto de Vida, ampliando a empregabilidade dos participantes. A duração aproximada do programa é de três meses e meio e, durante esse período, será ofertada uma ajuda de custo mensal para auxiliar o aluno na conclusão da formação.

Além de expandir a oferta de turma para a cidade de Santana, em 2023, outra novidade é que o Escola de Eletricistas contará com a execução de aulas práticas que serão realizadas em Centros de Treinamento (CT’S) que possuem redes elétricas didáticas que foram especialmente construídas para o curso profissionalizante.

“O Escola de Eletricistas foi um divisor de águas em minha vida. Agradeço a Equatorial por essa oportunidade. Após a conclusão do curso participei de um processo seletivo e logo fui aprovada. Atualmente, trabalho em uma empresa parceria e me sinto realizada com o que eu faço. Trabalhar todos os dias para levar qualidade de vida por meio da energia é muito gratificante”, relata a egressa Naianna Paula da Silva.

Etapas da seleção

O processo seletivo do Escola de Eletricistas 2023 será realizado em etapas, sendo todas de caráter eliminatório e/ou classificatório. A divulgação da lista de candidatos aptos para a realização da prova objetiva, tendo como critério o atendimento aos requisitos estabelecidos no Edital, será realizada no dia 07/06/2023. A CEA Equatorial reforça que as inscrições poderão ser encerradas antes da data prevista, obedecendo o limite de 200 candidatos (as).  O regulamento completo está disponível no site: EDITAL – ELETRICISTA AMAPÁ.pdf – Google Drive.

Sustentabilidade – O Escola de Eletricistas é um programa que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o 4 que visa promover educação de qualidade, mas também atende aos Objetivos 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades), até 2030.

Todos esses compromissos reforçam o objetivo maior do Grupo Equatorial em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e um futuro cada vez melhor.

Link da matéria no site: CEA Equatorial abre inscrições para a Escola de Eletricistas 2023 – CEA Grupo Equatorial Energia

Assessoria de Imprensa da CEA Grupo Equatorial Energia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *