Aperte o Play: “Deixa a Vida Me Levar”, o refrão de otimismo dos brasileiros

 

A música “Deixa a Vida me Levar” com Letra e melodia que traduzem alegria, fé, otimismo, enfim, o espírito do brasileiro. O refrão é conhecidíssimo de todos e tenho certeza de que muita gente já o cantou ou falou em tom de brincadeira diante de alguma situação sobre a qual não havia o que fazer.

Gravada em 2002 pelo sambista Zeca Pagodinho, no disco que levou o mesmo título da música, “Deixa a vida me levar” se tornou o hino da seleção brasileira de futebol na conquista do pentacampeonato no mesmo ano em que foi lançada, demonstrando a identificação do clima de alegria e de festa com a música. Quem tem mania de reclamar de tudo deveria ouvir bastante esses versos cantados por Zeca e perceber que apesar dos pesares o segredo é “levantar as mãos pro céu, agradecer” a Deus pelo presente que é a vida. E como diz uma outra música de que gosto muito: “…somos nós que fazemos a vida, como der ou puder ou quiser…”

Além de ser eternizada na boca do povo, “Deixa a vida me levar”, conquistou o Grammy Latino em 2.003 e o Prêmio Tim em 2.004 como melhor samba.

Apesar de essa música combinar com a imagem do cantor que a gravou, Zeca Pagodinho, não é ele o compositor. Serginho Meriti, é esse o dono desse samba que conquistou o Brasil. Eu disse “dono”, mas, na verdade, não trata-se disso. Como disse-me certa vez um grande amigo meu, a música não é uma propriedade como um pedaço de terra, por exemplo, ela não tem fronteiras e é de todos os que com ela se identificam e eu acho que a beleza está exatamente nisto: em todos se sentirem um pouquinho donos daqueles versos, de todos sentirem que aquela música é deles. Agora falemos sobre o grande criador de “Deixa a vida me levar”:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.