Aperte o play: Alegria, Alegria de Caetano Veloso

 

Todo fã de Caetano Veloso sabe que a música Alegria, Alegria é essencial. Lançada em 1967, é considerada uma das principais músicas do período da ditadura. Não só por ser uma canção super marcante, mas por ter sido lançada por um dos maiores artistas da MPB, além de ser um clássico tropicalista.

Embora seja intitulada de Alegria, Alegria, sua letra nada tem de alegria, apenas reflete a repressão do período militar no Brasil, ou melhor, os “anos de chumbo”. De tão potente, a música de Caetano Veloso está incorporada na mente e na história do povo brasileiro, pois a marcha leve e alegre, com letra caleidoscópica e libertária, tem força nas palavras que a compõem.

O que significa a música Alegria, Alegria
Para entender a canção, é importante lembrar que os tempos não eram fáceis, principalmente para artistas. Com a forte censura que rolava na ditadura, dizer o que você queria nunca era simples. Mas Caetano sempre foi bom com as palavras.

Alegria, Alegria foi uma homenagem à liberdade em uma época em que todos se sentiam aprisionados. Foi apresentada por Caetano no Festival da Música Popular Brasileira da Record. Apesar de ter sido a queridinha da audiência, levou o quarto lugar na premiação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.