Vacinação contra a covid-19 atende pessoas com autismo nesta sexta-feira, 23

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) retoma nesta sexta-feira (23) a vacinação contra a Covid-19 em pessoas do grupo de comorbidades. A vacina Oxford/AstraZeneca estará disponível para pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A ação também ofertará a aplicação da segunda dose destinada aos profissionais de saúde e primeira dose em comunidades quilombolas.

A primeira dose do imunizante para pessoas de 18 a 59 anos com autismo estará disponível das 9h às 17h, em dois pontos de vacinação exclusivos localizados na quadra da Igreja Jesus de Nazaré e no ponto de drive-thru da Praça Floriano Peixoto. Para se vacinar, é necessário apresentar cópias do cartão do SUS ou CPF, comprovante de residência, atestado, laudo médico ou ficha de acompanhamento, além de uma autodeclaração de comorbidade assinada.

De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde da Semsa, Nayma Picanço, os voluntários e as equipes de saúde serão capacitados para um melhor atendimento e acolhimento das pessoas com autismo, observando as necessidades do grupo.

‘’Os burocratas e vacinadores, que são voluntários e equipes de saúde da Estratégia Saúde da Família, serão capacitados para realizarem a melhor abordagem possível para este público. Além disso, teremos pistas visuais de identificação. Queremos que a vacinação seja um momento acolhedor, pois ela salva vidas’’, explica a subsecretária.

Transtornos do Espectro Autista -TEA
A vacinação deste grupo prioritário é prevista no Plano Municipal de Imunização, nas doses ofertadas para pessoas com comorbidades ou doenças pré-existentes. O autismo é denominado como um transtorno de neurodesenvolvimento caracterizado por um déficit na comunicação e comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal. Ocorre em diferentes contextos como, por exemplo, a limitação na reciprocidade socioemocional, e na dificuldade de iniciar, manter e compreender relacionamentos.

Outros públicos
A segunda dose para os profissionais de saúde será ofertada das 9h às 17h, nos pontos de drive-thru localizados na Rodovia do Curiaú e Praça do Estádio Zerão, e nas Unidades Básicas de Saúde Fazendinha, Congós, São Pedro, Cidade Nova, Marabaixo, Novo Horizonte e Coração. No ato da imunização, será necessário documentação com foto e carteirinha de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também atenderá as comunidades quilombolas ofertando a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca nas localidades do Curralhinho, Ilha Redonda, Santo Antônio, Dra. Mercia, Cariobal, Km 12, Km 14, Km 15, Km 17 e Km 18. Serão atendidas 18% das pessoas estimadas de cada quilombo.

Coronavac

A Prefeitura de Macapá aguarda a chegada da vacina CoronaVac para retomada do cronograma de aplicação da segunda dose em pessoas com 60 anos ou mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *