Uma boa notícia

CTMac começa ciclovia a partir de segunda-feira

 

A partir desta segunda-feira (15) a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) começa a fazer a instalação de um cinturão de ciclovias que vai ligar a zona norte a zona sul de capital. O trabalho vai começar pela rua Hamilton Silva para aproveitar o asfalto novo que foi colocado na via. A CTMac vai tirar o estacionamento do lado direito da rua para instalar uma via exclusiva para que os ciclistas possam ir e vir com segurança no sentido norte/sul e sul/norte. “Esse é um desejo antigo dos nossos ciclistas e que estamos atendendo por determinação do prefeito Roberto Góes. Primeiro fizermos um estudo para chegar a melhor maneira de implantação dessa ciclovia. E descobrimos que essa é a melhor alternativa. Então o trabalho começa agora na Hamilton Silva, mas vai se estender para as outras vias que vão compor este cinturão de ciclofaixas que vai ligar zona sul e zona norte e dar mais segurança aos nossos ciclistas e, acima de tudo, salvar muitas vidas no nosso trânsito”, afirma o diretor de trânsito da CTMac Jair Coelho.

 

Hoje a equipe de educação da CTMac faz campanha educativa para informar os moradores e condutores da mudança que começa a partir desta segunda. “Estamos avisando a comunidade e pedindo a compreensão, principalmente dos condutores. A partir de segunda-feira não será mais permitido estacionar do lado direito da rua Hamilton Silva porque esse espaço será destinado a uma ciclovia, que é um grande anseio dos macapaenses que usam a bicicleta, tanto como meio de transporte quanto para a prática de esportes” enfatiza Jair.

 

Trajeto

 

A ciclovia começa na rua Claudomiro de Moraes, seguindo pela avenida Pedro Lazarino, rua Hamilton Silva, avenida Antônio Coelho de Carvalho, rua Cândido Mendes, avenida Beira Rio até a rodovia Jucelino Kubistcheck, no sentido sul. Já no sentido norte o trajeto será o mesmo até a rua Hamilton Silva, dobrando na avenida José Tubinambá, passando pela rua José Serafim e avenida São Paulo até a ponte Sérgio Arruda.

 

Ascom/CTMac

  • Que otima noticia, Alcilene! Ciclovia, é o que se vë e se respeita na Holanda, na Espanha e em outros paises aqui na Europa. Não me refiro à França porque isso aqui é raro. So que as leis aqui são aplicadas como devem ser: com seriedade. Porém, as ciclovias devem ser feitas SOBRE CALçADAS e não simples faixas pintadas no asfalto, do contrario os motoristas e motoqueiros não respeitarão. Ciclovias, mas, sobre calçadas com passagens para pedestres e ciclistas pois isso é coisa séria. Repito : faixas apenas pintadas sobre o asfalto não resolvem a situação.

  • Execelente idéia. Macapa que possui as ruas largas, e viável a implantação de ciclovias. Já dizia o Prof. Tostes. Mas, com certeza faz-se necessário investimento na educação para o transito, se nao, as ciclovias serão mais uma fabrica de acidentes.

  • Parabéns ao Carlos Monteiro da CTMac, só espero que a SEMOB faça a parte dela que é de preparar as vias para receber a ciclovia, pois como falou o outro colega: “só pintar a faixa” de ciclovia não adianta. Também questiono se a Av. José Tupinambá é adequada para funcionar como ciclovia, pois hoje, mal dá para o tráfego de carros, muito estreita e tem o SEAMA. Espero que tenham levado isso em consideração. No mais, é torcer muito para que a iniciativa der certo, já que também uso minha magrela para manter a forma. Quem sabe tendo condições também eu não possa usar para trabalhar. Torço por isso.

      • Quando os condutores aprenderem a dirigir com respeito e obedecer a sinalização e regras de trânsito não haverá problemas.

  • Estive em Curitiba recentemente, e lá eles estavam começando a testar as ciclovias tipo “faixa azul” nas ruas, onde é proibido o tráfego de veículos motorizados aos domingos e feriados.
    O detalhe é que em Curitiba as ruas possuem calçamento adequado e são limpas, além do asfalto que é bem cuidado.

  • Prefeitura de Macapá não “presta” nem para asfaltar as ruas direito, quanto mais para implantação de ciclovias.

    Sugestão: 1. melhore a qualidade do asfalto primeiro, reasfaltando “pelo menos” as principais esburacadas. 2. Em seguida, faça um projeto público-privado para construção de calçadas (que aqui em Macapá é triste) 3. Contrua as ciclovias. Isso é planejamento e execução corretos.

  • A idéia é muito boa, parabens a PMM, mas alguns pontos me preocupam: deve haver fiscalização por parte dos órgaos competentes, nossos motoristas tem a mania de não respeitar a sinalização, não é uma simples faixa pintada no solo que vai resolver o problema, veja um exemplo, o lado direito da Leopoldo Machado mesmo com toda sinalização é comum encontrar carros estacionados lá. Enquanto não melhorar a fiscalização de transito em Macapá bons projetos como este correm o risco de não darem certo.

    • É verdade. Passo na Leopoldo Macahado todo dia e cabocada nao se toca. Continua parando ao lado direito da rua e atrapalhando o transito

      • E as poucas calçadas que existem (maioria feitas por comerciantes e moradores), ainda são ocupadas por carros. Há anos vejo um lava- jato em frente da EMOAP onde os carros ocupam a calçada e parte da rua,pedestre é obrigado a circular àquele pedaço no meio da avenida.

  • É Vaneide, concordo plenamente com voce, pois neste momento estou na Holanda e é interessante o que estou vendo, todas as ruas com ciclofaixa e o respeito dos motoristas para com os ciclistas é impressionante. No CTB as bicicletas tem prioridade no transito, mas em Macapá parece que os motoristas não sabem disso. Uma observação, a PMM vai implantar ciclofaixa e não ciclovia como anunciado, tecnicamente existem diferenças entre ambas.

    • Tb estranhei quando falaram em ciclovias pois o custo é bem maior e p/uma cidade que não tem calçamento e o asfaltamento só fica no endereço,fiquei no desconfiometro.Ciclofaixas é o nome da parada ai.Já estaria de bom tamanho que aproveitassem a “boa vontade politica” (rsrsrsrs…êta! nóis) e ao menos asfaltassem as ruas e tapassem os buracos,que não são poucos. Época de eleições é uma tal de “boa vontade em fazer” que santo nem desconfia +,já tapa os ouvidos…kkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *