Um pouco da história e do início dos videogames: De método de estudo do homem com a máquina, a uma indústria que mais gera dinheiro no mundo

*Gabriel Cavalcante Leão Dias – Design de Games

 

Vamos falar um pouco do início dos videogames.  A “brincadeira” começou por volta de 1947, mas que só se popularizou na década de 1970. Inicialmente, jogos de videogame eram criados para demonstrar a capacidade dos computadores (hoje em dia alguns jogos ainda são usados para demonstrar hardware, como processadores e placas de vídeo). Para explorar um pouco mais o mundo da programação, vários jogos que eram repetecos de jogos da vida real foram criados em computador como xadrez e damas(os mais recriados). Com o primeiro jogo de videogame, propriamente dito, sendo criado em um osciloscópio, “Tennis for Two”,  e feito meramente para o entretenimento dos criadores.

Com os computadores ficando menores e mais poderosos, mais e mais pessoas começaram a criar jogos para entretenimento. Era uma época em que, quem quisesse jogar,  tinha que criar ele mesmo o jogo. Com a popularização e melhores preços dos computadores, a máquina foi entrando nas casas de mais pessoas e o interesse por jogos foi aumentando.

O primeiro videogame que fez sucesso se chama Pong, jogo que simula uma partida de ping pong entre dois jogadores, o sucesso de Pong foi tão estrondoso que gerou diversos jogos cujos nomes podem até ser diferentes mas a jogabilidade é basicamente a mesma,

Breakout, que foi o próximo sucesso da Atari(criadora do Pong) teve o mesmo problema de vários clones sendo criados a partir de seu sucesso. O problema de clones de jogos de sucesso perdurou por bastante tempo no mundo dos jogos, mas eu vou falar mais disso no tempo certo.

                                                     Um dia isso já foi tecnologia de ponta

 

Jogos inicialmente eram criados por universidades e laboratórios, como método de estudo para ver até onde o homem poderia se relacionar com a máquina e também para treinar sua programação. E agora, quase 50 anos depois, a indústria dos jogos virou uma das indústrias que mais geram dinheiro no mundo.

Nos próximos artigos, vou explorar mais como os jogos passaram de quadrados em uma tela, para o fenômeno mundial que é hoje.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *