Um bom sinal

Tenho gostado de ver a ebulição cultural, e de atividades de esporte e lazer que acontece nas escolas públicas.

Todos os dias este blog recebe notícias de coisas boas acontecendo. As atividades extracurriculares, as iniciativas culturais e esportivas e os estímulos à produção de trabalhos de ciência e tecnologia, tornam o ambiente escolar mais saudável, permitindo uma educação com visão sistêmica, e atraindo os jovens para atividades bacanas, deixando-os longe de drogas e da violência, e menos vulneráveis às atividades ilícitas.

Diretores e professores das escolas públicas estão de parabéns.

Algumas dos últimos dias:

Paz no Trânsito

A Escola Estadual Serafini Costaperária realizou “Caminhada Pela Paz no Trânsito”. A atividade integra o projeto “Educar para Transitar” implantado na escola desde 2010. Durante o mês de setembro, os professores trabalharam a temática.

Escola Estadual Azevedo Costa promoveu II Feira Hispânica

A Feira, que integra o Programa Ensino Médio Inovador (ProEmi), objetiva proporcionar a imersão cultural e fazer com o que o aluno pratique o conteúdo lecionado em sala de aula entendendo a cultura espanhola.

Na programação, apresentação da banda Gitanos, formada por alunos da escola e que tocam, exclusivamente, músicas latinas, danças como cumbia, tango e salsa, exposição de trabalhos que tratam de assuntos diversos de nove países falantes da língua espanhola e um estande com trabalhos que homenageiam o escritor colombiano Gabriel García Marquez.

A Feira Hispânica acontece dia 10 de outubro.

Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” 2014 selecionou os alunos que irão representar o Amapá na etapa regional.

A Escola Rivanda Nazaré segue na disputa pela categoria Artigo de Opinião, o texto selecionado foi “As escalpeladas do Amapá”, de autoria da aluna do 2º ano do ensino médio, Daiane da Silva Feio, que está sob a orientação da professora Liliam Torres. Na categoria Poema, a Escola Josefa Jucileide, disputa com o “A Cultura que Vive em Mim”, de autoria da aluna do 6º ano do ensino fundamental, Katarina dos Santos Trindade.

Cultura de Paz

A Escola Estadual Lucimar Amoras Del Castillo promove o projeto “Roda do Amor-As”. O projeto objetiva sensibilizar os alunos sobre a paz, amor, respeito e a boa convivência dentro da escola. A ação integra o programa Pacto Pela Paz nas Escolas e promove ações com os alunos e com os pais, tratando de temas como bullyng, drogas e sexualidade e ação social e atendimento com assistentes sociais para tratar a afetividade familiar.

Jovens Empreendedores na Escola Delzuite Cavalcante

Professores da Escola Estadual Deuzuite Cavalcante, localizada no bairro Perpetuo Socorro, receberam do Sebrae certificados de capacitação pelo Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), junto com kits escolares para repasse da metodologia.

De acordo com a gerente do Sebrae, Elisangela Ramos, o objetivo do curso é capacitar os professores a trabalhar o empreendedorismo com os alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *