UBS Marcelo Cândia conta com aparelho de raio-X digital

 

Na tarde desta terça-feira, 22, a Prefeitura de Macapá entregou a Unidade Básica de Saúde Marcelo Cândia. A UBS foi totalmente reformada e conta com uma sala de raio-X com um dispositivo ultramoderno que possui uma captura de imagem de até três segundos. O raio-X custou ao Município um investimento de R$ 299.970,00.

A ferramenta digital inclui o aparelho fixo digital, um detector digital 35×43, conjunto radiológico, detector digital 630ma x 125kv e detector digital 43×43 sem fio flat panel. “A novidade dessa unidade é o aparelho de raio-X ultramoderno, totalmente digital, que, além de imprimir a imagem em uma excelente e altíssima qualidade, pode também enviar virtualmente a imagem em tempo real para qualquer lugar do mundo”, destacou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

A sala de raio-x possui a máquina, sala de comando com paredes baritada (blindagem usada nas paredes, teto e piso), anexo com a impressora e trava de segurança conectada a porta que permite que o instrumento seja utilizado apenas com as portas fechadas, garantindo assim a segurança do usuário e paciente. O equipamento de radiologia digital diminui o tempo de espera do paciente e do técnico, aumentando a produtividade.

 

O sistema permite otimizar o fluxo de trabalho em até 60% à frente dos sistemas convencionais, como explica o tecnólogo em radiologia, Weslley Lieverson. “Esse é, de fato, uma máquina digital com placa conectada digitalmente que nos dá uma captação e processamento de imagem em alta qualidade e em tempo real. Além disso, o sistema do dispositivo possui um comando simples e prático de fácil manuseio”.

 

A ferramenta é ideal para a unidade de saúde na criação de imagens radiográficas de alta resolução para diagnósticos do esqueleto, crânio, tórax, abdômen, entre outros, possibilitando a variedade de movimentos e configurações. As imagens podem ser obtidas com o paciente em posição vertical, horizontal ou em cadeira de rodas.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *