UBS Congós tem mudança no atendimento e passa a ser referência para acompanhamento de pré-natal

Como forma de dar continuidade ao acompanhamento de pré-natal em tempos de pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde instituiu a Unidade Básica Congós para o atendimento exclusivo a gestantes de segunda a sexta-feira. Para ter acesso aos serviços, a grávida deve fazer o agendamento por meio de contato telefônico, pelo número 98802-1185, e só ir até a unidade no dia da realização da consulta.

Na UBS será possível a realização de consulta médica, de enfermagem, exames laboratoriais, ultrassom e vacinação, com atendimento de 60 mulheres pela manhã e 54 no turno da tarde. “Sabemos da importância do acompanhamento do pré-natal. Por isso, montamos estratégias que possam garantir a continuidade do atendimento de forma segura para as usuárias. É importante lembrar que o agendamento só é feito por telefone, e a chamada também pode ser a cobrar”, destaca a subsecretária de Ação em Saúde, Tania Vilhena.

Uma das orientações emitidas pelo Ministério da Saúde é que as gestantes que apresentarem síndrome gripal deverão ter seus procedimentos eletivos (consultas e exames de rotina) adiados em 14 dias, até que os sintomas cessem. Para as demais gestantes, assintomáticas ou sem síndrome gripal, a recomendação é que, além da continuidade das ações de cuidado com o pré-natal, elas sejam orientadas a manter medidas preventivas como evitar aglomerações e realizar as práticas de higiene.

No ato da consulta é necessário apresentar o cartão da gestante e últimos exames realizados, se houver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *