TRE-AP declara casal eleito, mas decisão pode ser revertida

Folha de São Paulo: ESTELITA HASS CARAZZAI

Contrariando decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o pleno do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Amapá decidiu anteontem proclamar eleitos os candidatos João Capiberibe e Janete Capiberibe (PSB), que concorreram a senador e deputado federal pelo Estado.
Ambas as candidaturas haviam sido barradas pelo TSE pela Lei da Ficha Limpa. Em 2004, Capiberibe e Janete tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral por compra de votos.
O TRE, porém, que havia liberado as candidaturas de ambos anteriormente (por entender que a Lei da Ficha Limpa não se aplica nas eleições deste ano), afirmou que as duas candidaturas estão “sub judice”, ou seja, aguardam decisão definitiva da Justiça. Por isso, eles devem ser nomeados e diplomados até sair a decisão final.
Segundo os juízes, porém, se a decisão final sobre as candidaturas for desfavorável aos Capiberibe, eles não irão assumir os mandatos.
O TSE informou, por meio de assessoria de imprensa, que a decisão pode ser revertida se o Ministério Público Eleitoral ou os candidatos prejudicados entrarem na Justiça contra a decisão.
Com a proclamação do TRE, saem da lista de eleitos o senador Gilvam Borges (PMDB) e a deputada federal Marcivânia (PT).
A assessoria de Borges informou que a votação foi “atípica”, contrária a “um entendimento superior [do TSE]” e que irá recorrer. Marcivânia não foi encontrada pela reportagem.

Foto: Luciana Capiberibe
Foto: Luciana Capiberibe
    • A decisāo é mesmo esdrúxula. Como pode candidatos que nem tem registros deferidos serem diplomados? TRE/AP Alôôôôô!!!!!!!!!!

      • Pode sim, tanto quanto o Gilvan pode ser empossado pelo tapetão e ter ficado os últimos 6 anos no lugar para o qual o Povo não o elegeu. cite os benefícios que o Amapá ganhou com os votos dos Minitros, decidindo ao contrário do TRE que é daqui e conhece a verdade dos fatos tanto que aqui o tapetão não funcionou. Leia a Constituição e obtenha a resposta que não queres aceitar. Capi é o Senador escolhido pelo voto, Janete Deputada Federal, também escolhida no voto e por repetidas 3 vezes a mais votada, caindo por terra a farsa da compra de votos. Os novos Ministros que irão julga-los já sabem da verdade dos fatos e estarão analisando com base nos resultados das urnas nessas 2 últimas eleições e que não batem com as acusações e assim não irão atender o tapetão, lá em Minas Gerais a ala dentro do PMDB de Hélio Costa, Sarney e Gilvan tentaram o mesmo e perderam, coisa desse grupo é comum querer ganhar no grito quando perdem nas urnas, desculpas mas penso que pelos seu comentário, tinhas ou ainda tem lucros com a harmonia para querer que o tapetão decida novamente quem irá nós representar em Brasília.

    • Ei cidadão, você está dando provas de que lucravas com a harmonia, xô pra lá, seus comentários são mesquinhos mesmo por desejar o pior para o Amapá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *